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Título: Análise da usabilidade do redesign de um aplicativo digital para melhorar a comunicação de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Soares, Lucas de Araujo
Palavras-chave: Análise comparativa
Aplicativo educacional
Intervenção digital
Usabilidade
TEA
Data do documento: 26-Jun-2024
Resumo: Este estudo investigou e avaliou três aplicativos educacionais destinados à alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 6 e 12 anos. Utilizando uma abordagem comparativa quantitativa e qualitativa, foram analisados os recursos de interface e usabilidade de cada aplicação por meio de um survey em duas fases. O Leeloo foi identificado como o aplicativo com menor desempenho, resultando no desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade baseado em sugestões de especialistas. O protótipo abordou problemas de navegação e elementos deficitários, recebendo feedback positivo dos participantes pela sua facilidade de uso, independentemente do nível de suporte das crianças com TEA. Concluiu-se que aplicativos de alfabetização desempenham um papel crucial no desenvolvimento desses usuários, e este estudo pode servir como modelo para a criação e avaliação de aplicativos similares em diferentes sistemas operacionais, adaptando-se às necessidades específicas do público-alvo.
Descrição: SOARES, Lucas de Araujo. Análise da usabilidade do redesign de um aplicativo digital para melhorar a comunicação de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32406
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