Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQueiroz, Suzany Pereira de-
dc.date.accessioned2024-07-22T11:11:32Z-
dc.date.available2024-07-22T11:11:32Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32430-
dc.descriptionQUEIROZ, Suzany Pereira de. Tabuleiro caminho das frações: uma alternativa para o ensino e aprendizagem no 6º ano do fundamental II. 2024. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho refere-se à utilização de um jogo de tabuleiro denominado “Caminho das frações” como recurso didático auxiliador para o ensino e aprendizagem do conteúdo no 6º ano do Fundamental II. Além disso, o trabalho apresenta aplicações de frações no cotidiano e apresenta as dificuldades que os alunos possuem em relação à aprendizagem do conteúdo. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando-se de uma metodologia ativa com o intuito de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas por meio do aluno ativo em sala de aula. Além da aplicação do jogo, a pesquisa foi realizada por meio de uma atividade de sondagem para verificar as dificuldades apresentadas com relação ao conteúdo e após o jogo também foram aplicados um questionário e uma atividade para averiguar a opinião dos alunos a respeito da utilização desse recurso em sala de aula e verificar se houve progresso ou não da aprendizagem. Ao final da pesquisa, obteve-se resultados positivos mediante o êxito obtido nas respostas do questionário e na atividade pós jogo, ficando explícito que o uso do jogo de tabuleiro nas aulas, associa a teoria e a prática de maneira significativa e que torna-se um importante recurso didático auxiliador para ser utilizado por professores com o conteúdo de frações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.titleTabuleiro caminho das frações: uma alternativa para o ensino e aprendizagem no 6º ano do fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Suzany Pereira de Queiroz.pdfTCC - Suzany Pereira de Queiroz1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito101.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.