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dc.contributor.authorNascimento, Mariana Borges do-
dc.date.accessioned2024-07-23T14:58:53Z-
dc.date.available2024-07-23T14:58:53Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32476-
dc.descriptionNASCIMENTO, M. B. Educação do campo: uma análise da aplicação das diretrizes operacionais da educação do campo na escola Manoel Pereira da Silva em Lagoa Seca – PB. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Educação do Campo, compreende uma modalidade de educação básica garantida pela resolução CNE/CEB n°04/2010 nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, nos seus artigos 35 e 36, tendo como objetivo valorar a cultura do campo em sua mais diversas forma perpetuando um estilo de vida e difundindo os saberes produzidos pelos moradores das zonas rurais. Foi no meio rural que surgiu, às primeiras modalidades de educação registrada ao longo da histórias humana, uma educação reservada, que por um longo período ficou presa a uma pequena parcela da sociedade , tendo em vista a forma com que ela foi aplicada ao longo do tempo, hoje ela é um direito garantido a todos os cidadão pela constituição brasileira em suas mais variadas especificidades. Mesmo tendo garantias e subsídios a educação para o campo sempre apresentou em seu histórico precarização, geralmente é deixada de lado, e por consequência disso as escolas que ainda existem atualmente, apresentam dificuldades em se manter funcionando. O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação da comunidade escolar da escola Manoel Pereira da Silva na zona rural de Lagoa Seca, a comunidade escola foi feita uma entrevista no intuito de analisarmos o que as participante compreendem sobre a aplicação das diretrizes curriculares para o campo, contribuindo assim para obtenção de dados desta pesquisa. A presente pesquisa teve embasamento teórico em autores que estudaram a educação rural. Os principais resultados desta pesquisa permitiram entender que há um desconhecimento da comunidade escolar sobre as diretrizes para a educação do campo, apesar de terem conhecimento do que se trata o ensino rural , sabendo identificar as características, não se sentem preparadas pedagogicamente e estruturalmente para o ensino de crianças na zona rural. Portanto, conclui-se a importância de uma formação continuada para os professores, no intuito de aperfeiçoamento em sua prática docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Raniere Ferreira Torrespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.titleEducação do campo: uma análise da aplicação das diretrizes operacionais da educação do campo na escola Manoel Pereira da Silva em Lagoa Seca – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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