Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Otaciana Fernandes de-
dc.date.accessioned2024-07-23T15:04:10Z-
dc.date.available2024-07-23T15:04:10Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.otherCDD 301-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32479-
dc.descriptionSANTANA, O. F. Estratégias metodológicas de ensino de sociologia no estágio supervisionado III na Escola Cidadã Integral - ECI Professor Itan Pereira. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda uma pesquisa a partir das atividades desenvolvidas em um Estágio Supervisionado III, na Escola Cidadã Integral - ECI Professor Itan Pereira no qual a Sociologia é aplicada proporcionando uma análise da experiência teórica e prática adquirida no contexto do Novo Ensino Médio. A pesquisa baseada em observação participante, juntamente com registro em diário de campo, visa compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas, as dificuldades enfrentadas e as estratégias utilizadas durante o Estágio, assim como as experiências adquiridas que contribuíram de maneira significante para a conclusão do estágio III. O objetivo é refletir sobre a relevância do ensino de Sociologia e o uso de metodologias ativas a partir de uma sequência didática para promover uma educação mais participativa, desenvolvendo práticas de ensino, como trabalho em equipe e resolução de problemas. O artigo também apresenta uma análise da prática pedagógica no ensino de sociologia, utilizando uma sequência didática baseada em uma disciplina eletiva oferecida pela escola campo dentro das diretrizes curriculares do Novo Ensino Médio, intitulada Colabore Inove (Ci9) no que foi oportuno o uso do Fanzine como método para o desenvolvimento do conteúdo sugerido, fazendo com que os estudantes desenvolvessem a criatividade, o senso crítico e reflexivo, destacando a importância de continuar a investir em intervenções educacionais estratégicas e adaptáveis, visando proporcionar uma educação de qualidade e preparar os estudantes para um futuro promissor baseado na realidade de cada um.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Iolanda Barbosa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleEstratégias metodológicas de ensino de sociologia no estágio supervisionado III na Escola Cidadã Integral - ECI Professor Itan Pereirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC finalizado.pdfPDF - Otaciana Fernandes de Santana835.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito finalizado.pdfTermo de depósito118.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.