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dc.contributor.authorCustódio, Mylena Sarmento-
dc.date.accessioned2024-07-24T11:48:30Z-
dc.date.available2024-07-24T11:48:30Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32488-
dc.descriptionCUSTODIO, Mylena Sarmento. A Inserção da Temática Química Verde e Biocombustíveis no Ensino de Química: Percepção de Alunos e Professores de uma Escola Pública. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDiante das mudanças climáticas, evidenciadas pelas catástrofes sem precedentes em diversas regiões do planeta, a conscientização mundial sobre atitudes que possam minimizar as atividades antropogênicas ao meio ambiente tornou-se uma necessidade recorrente. Neste sentido, este estudo buscou identificar as concepções dos alunos do ensino médio sobre Química Verde e Biocombustíveis, analisando os desafios enfrentados pelos professores de uma escola pública no ensino desses temas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário aplicado a turmas de ensino médio e professores de Ciências de uma escola pública em Campina Grande, PB. A pesquisa revelou discrepâncias entre as concepções de estudantes e professores, mostrando um distanciamento dos alunos em relação a certos tópicos ambientais discutidos em sala de aula. Apesar dos esforços dos professores em projetos ambientais e disciplinas eletivas, os resultados destacam a necessidade de uma abordagem mais eficaz da Química Verde no ensino. Recomenda-se a implementação de estratégias didáticas diferenciadas e o uso de tecnologias nas aulas, a inclusão de temas geradores e interdisciplinaridade no currículo, e formações continuadas para professores. Assim, a Química Verde pode ser melhor incorporada ao currículo de Química para promover uma educação mais efetiva e relevante, incentivando a formação crítica e a sustentabilidade no cotidiano dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Me. Antonio Nobrega Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConsciência Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectProposta de Ensinopt_BR
dc.titleA inserção da temática química verde e biocombustíveis no ensino de química: percepção de alunos e professores de uma escola públicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

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