Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32490
Título: Acolhendo a adolescência: vivências de psicólogos/as centrados na pessoa no atendimento psicoterápico de adolescentes
Autor(es): Azevedo, Ana Carolina Morais Cardoso
Palavras-chave: Adolescência
Abordagem centrada na pessoa
Psicoterapia
Data do documento: 26-Jun-2024
Resumo: A adolescência é uma fase complexa do desenvolvimento humano, caracterizada por mudanças físicas, psicológicas, emocionais e sociais. De fato, esse período do desenvolvimento humana envolve transformações corporais, questões de sexualidade, variações hormonais e a busca por individualidade, o que pode afetar profundamente o bem-estar psicológico desse público e motivar a busca por psicoterapia. Dentre as diferentes abordagens terapêuticas existentes na psicologia, destaca-se, neste estudo, a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), a qual tem como premissa oferecer um ambiente terapêutico capaz de facilitar o desenvolvimento dos sujeitos em uma direção positiva. Para isso, parte de conceitos como tendência atualizante, liberdade experiencial e atitudes facilitadoras (empatia, congruência e aceitação positiva incondicional), mostrando-se promissora para o trabalho clínico com adolescentes. Desse modo, a presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer as vivências de psicoterapeutas centrados/as na pessoa no atendimento a adolescentes. Trata-se de estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, realizado com 5 profissionais de psicologia. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas via Google Meet. Os dados coletados foram analisados e organizados por meio da Análise de Conteúdo Temática de Bardin. A análise das entrevistas revelou as principais demandas trazidas pelos adolescentes em psicoterapia, os desafios enfrentados pelos psicoterapeutas para o atendimento a esse público, bem como as potencialidades e limitações da ACP no atendimento aos adolescentes. De modo geral, o estudo apresenta contribuições significativas para entender a atuação com adolescentes por meio da ACP, destacando a relevância de um jeito de ser que fortaleça o vínculo terapêutico e promova um ambiente acolhedor e empático. Por fim, nota-se a necessidade contínua de investigação e desenvolvimento teórico-prático na atuação da ACP com adolescentes, visando aprimorar o suporte psicológico oferecido nessa fase crucial do desenvolvimento humano.
Descrição: AZEVEDO, Ana Carolina Morais Cardoso. Acolhendo a adolescência: vivências de psicólogos/as centrados/as no atendimento psicoterápico com adolescentes. 2024. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32490
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Carolina Morais Cardoso Azevedo.pdfTCC - Ana Carolina Morais Cardoso Azevedo786.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito817.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.