Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Matheus Vasquez-
dc.date.accessioned2024-07-25T10:57:53Z-
dc.date.available2024-07-25T10:57:53Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.otherCDD 796.07-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32510-
dc.descriptionMARQUES, Matheus Vasquez. Monitoria do componente curricular lutas: um relato de experiência. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA relação entre lutas, monitoria e educação física é profundamente interconectada, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo. As artes marciais, enquanto disciplinas físicas, não apenas desenvolvem habilidades motoras e de autodefesa, mas também fomentam valores essenciais como respeito, disciplina e autocontrole. A monitoria, por sua vez, desempenha um papel crucial na mediação desse conhecimento, permitindo que monitores bolsistas apliquem e compartilhem suas experiências teóricas e práticas com os alunos. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) relata a experiência da monitoria do componente curricular "lutas" do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, realizado nos semestres de 2022.2 e 2023.1. O trabalho apresenta a definição e história das lutas, os principais tipos, com ênfase no contexto acadêmico, e a realidade da monitoria na universidade. A experiência é descrita qualitativamente e bibliograficamente, destacando a importância da monitoria para o processo de ensino e aprendizagem, a democratização do conhecimento sobre lutas, e os benefícios dessa prática. A monitoria visa integrar os alunos, enriquecer o currículo e auxiliar os professores. O estudo justifica-se pela necessidade de entender os fatores que influenciam o desenvolvimento dos alunos. O trabalho está dividido em cinco partes partes: definição e história das artes marciais, as lutas na escola, definição e história da monitoria, a monitoria no processo de ensino e aprendizagem experiência da monitoria e considerações finais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectlutaspt_BR
dc.subjectartes marciaispt_BR
dc.subjectmonitoriapt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.titleMonitoria do Componente Curricular Lutas: Um Relato de Experiência.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Matheus Vasquez Marques.pdfTCC - Matheus Vasquez Marques771.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito244.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.