Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32510
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Matheus Vasquez | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T10:57:53Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T10:57:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32510 | - |
dc.description | MARQUES, Matheus Vasquez. Monitoria do componente curricular lutas: um relato de experiência. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A relação entre lutas, monitoria e educação física é profundamente interconectada, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo. As artes marciais, enquanto disciplinas físicas, não apenas desenvolvem habilidades motoras e de autodefesa, mas também fomentam valores essenciais como respeito, disciplina e autocontrole. A monitoria, por sua vez, desempenha um papel crucial na mediação desse conhecimento, permitindo que monitores bolsistas apliquem e compartilhem suas experiências teóricas e práticas com os alunos. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) relata a experiência da monitoria do componente curricular "lutas" do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, realizado nos semestres de 2022.2 e 2023.1. O trabalho apresenta a definição e história das lutas, os principais tipos, com ênfase no contexto acadêmico, e a realidade da monitoria na universidade. A experiência é descrita qualitativamente e bibliograficamente, destacando a importância da monitoria para o processo de ensino e aprendizagem, a democratização do conhecimento sobre lutas, e os benefícios dessa prática. A monitoria visa integrar os alunos, enriquecer o currículo e auxiliar os professores. O estudo justifica-se pela necessidade de entender os fatores que influenciam o desenvolvimento dos alunos. O trabalho está dividido em cinco partes partes: definição e história das artes marciais, as lutas na escola, definição e história da monitoria, a monitoria no processo de ensino e aprendizagem experiência da monitoria e considerações finais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | lutas | pt_BR |
dc.subject | artes marciais | pt_BR |
dc.subject | monitoria | pt_BR |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.title | Monitoria do Componente Curricular Lutas: Um Relato de Experiência. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Matheus Vasquez Marques.pdf | TCC - Matheus Vasquez Marques | 771.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 244.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.