Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria Mônica Nascimento de-
dc.date.accessioned2024-07-25T11:44:02Z-
dc.date.available2024-07-25T11:44:02Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32511-
dc.descriptionOLIVEIRA, Maria Mônica Nascimento de. Jogos no Ensino de Química: O que dizem os artigos da III e IV edição do JALEQUIM?. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, as atividades lúdicas oportuniza uma aprendizagem de forma autônoma, motivadora, e que desperte o interesse do aluno, é uma ferramenta didática, que possibilita a aquisição do conhecimento de forma proativa, divertida e prazerosa, transformando a aprendizagem passiva pouco atrativa em um processo divertido e estimulante. A utilização desses recursos nas aulas de Química tem se mostrado um método alternativo muito favorável, para tornar as aulas dessa ciência mais atraente, sólida e prazerosa, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativos e consequentemente fortalecendo a relação entre os alunos e o professor. Nesse contexto, o presente trabalho trata de um procedimento técnico bibliográfico o qual objetiva analisar e caracterizar as publicações dos anais do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM), nas edições III e IV, publicada nos anos de 2018 e 2021, referentes à utilização de jogos didáticos no ensino de química. A análise dos resultados mostrou que a maior parcela dos artigos publicados é voltada para utilização de jogos competitivos no Ensino Médio, com foco no conteúdo de química orgânica e propriedades periódicas, sendo utilizados de forma complementar ou como feedback no desfecho do conteúdo abordado em sala de aula. Portanto, percebe-se que a utilização dos jogos e atividades lúdicas como experiência de aprendizagem torna o processo educacional mais divertidos, eficiente e motivador, promovendo assim a proatividade na formação cognitiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Me. Nataline Cândido da Silva Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectJalequimpt_BR
dc.titleJogos no ensino de química: o que dizem os artigos da III e IV edição do JALEQUIM?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Mônica Nascimento de Oliveira.pdfTCC - Maria Mônica Nascimento de Oliveira782.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo De Depósito.pdfTermo de Depósito369.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.