Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32517
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Tatiane de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T12:50:34Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T12:50:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32517 | - |
dc.description | MELO, Tatiane de Moura. O voleibol como possibilidade de aprendizagem nas aulas de Educação Física. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Física Escolar como propulsora de novos conhecimentos, experimentações e práticas corporais, abrange uma vasta esfera de conteúdos que devem ser utilizados nas aulas com o intuito norteador para os estudantes no processo de ensino aprendizagem, para além da sala de aula. Dentre os conteúdos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular, temos os Esportes e destacamos o voleibol, que se enquadra no conteúdo esportes de rede. O voleibol como mecanismo de ensino, ultrapassa as barreiras tradicionais de aprendizagem, envolve também diversos fatores sociais, culturais e educacionais. Sendo assim, este estudo buscou compreender o voleibol como possibilidade de aprendizagem nas aulas de Educação Física de alunos do fundamental I em escolas públicas do município de Fagundes–PB e, investigar e discutir como o voleibol pode ser utilizado como ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa de campo com caráter exploratório e abordagem qualitativa em escolas públicas do município de Fagundes-PB. Os dados foram coletados através da observação participante, entrevista semi-estruturada e questionário. A presente pesquisa contribuiu para o processo de ensino aprendizagem do voleibol nas escolas públicas do município de Fagundes-PB, particularmente, no fundamental I. Desse modo, a presença do voleibol como conteúdo nas aulas de Educação Física é fundamental no desenvolvimento dos estudantes, contribuindo em aspectos físicos e psicológicos, além de sua amplitude como modalidade esportiva educacional. Ficou explícito que, embora os escolares em parcial e, a professora compreendam a respeito da contribuição que o esporte voleibol pode oferecer enquanto conteúdo escolar, existem fatores que corroboram com sua desvalorização nas aulas de Educação Física, como: foco em outras modalidades esportivas, infraestrutura inadequada e falta de formação específica por parte do professor(a). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Voleibol | pt_BR |
dc.title | O voleibol como possibilidade de aprendizagem nas aulas de Educação Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Tatiane de Moura Melo.pdf | TCC - Tatiane de Moura Melo.pdf | 330.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 228.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.