Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3263
Título: Hans Jonas: uma ética de responsabilidade planetária
Autor(es): Soares, Maria Aline Nunes
Palavras-chave: Ética
Responsabilidade
Natureza
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: O artigo em questão fundamentado na obra de Hans Jonas, O princípio Responsabilidade, tem como pretensão promover uma reflexão acerca das atitudes do homem perante a humanidade e a natureza, tendo em vista o grande crescimento tecnológico. Hans Jonas traz a proposta de um novo princípio ético, princípio este, pensado diante do contexto histórico presente. Ele articula uma alternativa ética diferente das anteriores, pois propõe um agir coletivo e uma relação de reciprocidade, na qual o homem terá responsabilidade não somente com o outro que ele se relaciona, mas com tudo o que existe e que ainda existirá. A ética da responsabilidade é a ética do cuidado de si, do outro e da natureza, sendo ela uma obrigação prática perante o futuro na ação do presente.
Descrição: Soares, M. A. N. Hans Jonas: uma ética de responsabilidade planetária. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3263
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aline Nunes Soares.pdfMaria Aline Nunes Soares457.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.