Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Iwalisson Nicolau de-
dc.date.accessioned2024-08-09T13:55:34Z-
dc.date.available2024-08-09T13:55:34Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32661-
dc.descriptionARAUJO, Iwalisson Nicolau de. A Dengue e a escola: validação de uma Webquest por um grupo de estudantes de graduação da Química. 2024. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA ascensão da disponibilidade e variedade dos mais diversos recursos tecnológicos nos últimos anos tem proporcionado novas possibilidades de se trabalhar vários conteúdos no ambiente escolar, ampliando as formas de aprendizagem do aluno, principalmente quando esse conteúdo é associado a uma problemática atual da sociedade como a Dengue que nos primeiros meses do ano de 2024 alcançou números alarmantes de casos e de mortes no Brasil. Dessa forma, as TDIC's surgem como um instrumento capaz de unir essas duas possibilidades no contexto escolar. Diante do exposto, essa pesquisa tem por objetivo validar uma Webquest por um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como um recurso didático capaz de despertar o engajamento entre os alunos do 6º ano do ensino fundamental para a temática da Dengue. Para tanto, essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e na modalidade de Estudo de Caso. Quanto ao universo da pesquisa, 26 (vinte e seis) alunos do curso de Licenciatura em Química participaram da pesquisa para validarem a Webquest de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos pelo pesquisador. Já a sistematização da Webquest, intitulada - A Dengue e a Escola - foi pensada e estruturada com o propósito de atender as necessidades e o currículo dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados, adotou-se um questionário semiestruturado no qual os participantes por meio de questões de múltiplas escolhas e abertas puderam avaliar a Webquest. No que diz respeito à análise de dados, adotou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. A partir dos resultados obtidos, foi possível inferir que a Webquest proposta apresenta limitações como disponibilidade de acesso à Internet e demais recursos tecnológicos nas escolas, mas que não consegue ser superior frente às vantagens que esse recurso pode possibilitar aos alunos como a diversidade de aprendizagem por meio da problematização de um tema atual além dos futuros professores poderem aplicar esse tipo de recurso em suas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTDIC’spt_BR
dc.subjectWebquestpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectDenguept_BR
dc.titleA dengue e a escola: validação de uma webquest por um grupo de estudantes de graduação da químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Iwalisson Nicolau de Araujo.pdfTCC - Iwalisson Nicolau de Araujo3.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito170.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.