Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Francinaldo da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-09T13:57:54Z-
dc.date.available2024-08-09T13:57:54Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32662-
dc.descriptionSOUSA, Francisco da Silva. A resolução de problemas como metodologias de ensino: um olhar para os trabalhos de conclusão de curso da UEPB. 2024. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA diversificação e a necessidade de mudanças no Ensino-Aprendizagem de Matemática em sala de aula são necessárias na contemporaneidade. Sendo assim, este trabalho justifica-se pela necessidade de um olhar reflexivo sobre tal situação, trazendo contribuições sobre o Ensino-Aprendizagem de Matemática para os estudiosos da área se aprofundarem e buscarem melhorias para o ambiente escolar. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é realizar um levantamento sobre as contribuições da metodologia Resolução de Problemas presentes nos trabalhos de conclusão de curso apresentados nos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a fim de entender as contribuições da Metodologia de Resolução de Problemas no processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa com características exploratória e bibliográfica. Após a busca, evidenciamos que os trabalhos analisados fornecem uma visão abrangente das diferentes abordagens e desafios envolvidos no ensino e na Resolução de Problemas matemáticos, demonstrando a complexidade e a importância desse processo em diferentes contextos educacionais. As dificuldades para resolução apresentadas pelos alunos, reforçam a ideia da necessidade de professores preparados para apresentar metodologias que permitam o protagonismo do alunado, e a compreensão da importância da matemática para resolução de problemas que estão relacionados ao seu cotidiano, formando assim, alunos reflexivos e motivados na construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Matheus Marques de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectTrabalhos de conclusãopt_BR
dc.titleA resolução de problemas como metodologia de ensino: um olhar para os trabalhos de conclusão de curso da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francinaldo da Silva Sousa.pdfTCC - Francinaldo da Silva Sousa364.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.