Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Adilio Tavares da-
dc.date.accessioned2024-08-09T13:59:49Z-
dc.date.available2024-08-09T13:59:49Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32663-
dc.descriptionCOSTA, Adílio Tavares da. Formação continuada de professores de ciência e os desafios da experimentação. 2024. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa vai trabalhar com um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Juripiranga, na Paraíba, acerca de uma oficina pedagógica sobre experimentação problematizadora para o ensino de Ciências, utilizando materiais de baixo custo. A pesquisa de abordagem qualitativa, caráter descritivo, consistiu em um estudo de caso com oito professores que atuam do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Foi utilizado um questionário semiestruturado para a instrumento de coleta de dados após a realização da oficina. Os estudos mostraram que os professores tinham um certo receio na hora de em realizar atividades experimentais levando a uma insegurança devido à falta de familiaridade e recursos. Após a oficina, eles reconheceram a importância e praticabilidade de utilizar materiais simples de forma acessíveis para realizar experimentos em sala de aula. Ainda se destacou a relevância da formação contínua de professores, especialmente focada em práticas que sejam inovadoras e acessíveis. Capacitando os docentes para integrar a experimentação científica com materiais alternativos no currículo, pode melhorar a qualidade do ensino e promover uma aprendizagem mais ativa e significativa. Concluiu-se que a formação contínua, com foco em práticas inovadoras e acessíveis, é fundamental para capacitar os professores a integrar a experimentação científica de forma eficaz e estimulante no cotidiano escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Quézia Raquel Ribeiro da Silva Coorientadora: Profa. Ma. Leossandra Cabral de Lunapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciaspt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectMateriais alternativospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores de ciências e os desafios da experimentaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adilio Tavares da Costa.pdfTCC - Adilio Tavares da Costa1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito240.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.