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dc.contributor.authorFreitas, Maria José de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-16T19:17:59Z-
dc.date.available2024-08-16T19:17:59Z-
dc.date.issued2024-08-12-
dc.identifier.otherCDD 372.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32672-
dc.descriptionFREITAS, Maria José de Oliveira. Ludicidade e tecnologias na educação básica: desafios e possibilidades na era digital. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na sociedade e tornaram-se um recurso enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem em virtude de dispor de ferramentas que podem ser utilizadas para desenvolver a ludicidade, que por sua vez tem um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças. Sabendo a importância da ludicidade e das TICs para o processo de ensino e aprendizagem, o presente artigo tem como objetivo investigar como a integração, ludicidade, formação docente e Tecnologias de Informação e Comunicação podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Tendo como objetivos específicos: explorar o conceito de ludicidade na Educação Básica e sua importância para o desenvolvimento integral das crianças; refletir sobre a relação formação docente, ludicidade e o uso das TIC na prática pedagógica; apresentar as possibilidades lúdicas proporcionadas pelas TICs na Educação Básica. Assim, este artigo buscará responder: Como a integração, ludicidade, formação docente e Tecnologias de Informação e Comunicação podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica? Dessa forma, a pesquisa é de natureza qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para abranger os conhecimentos sobre a ludicidade e as TICs. Para fundamentação teórica foram consultados autores como: Moran (1995), Lévy (1999), Kenski (2003), Almeida (2008), Bacelar (2009), Luckesi (2014), Valente e Almeida (2020), Silvério; Ferreira e Azevedo (2022) e Gadelha (2023). Constatou-se que as TICs são recursos que favorecem a ludicidade, pois oferecem ferramentas interativas, imersivas e colaborativas, como jogos educacionais e aplicativos, que podem potencializar a aprendizagem das crianças de forma lúdica. No entanto, o professor enfrenta dificuldades para utilizá-las por não haver condições propícias, bem como por não ter formação adequada. Portanto, é necessário, investimentos na educação para construção de escolas que proporcionem a realização de aulas lúdicas e a inserção das TICs, assim como é necessário buscar soluções para propiciar uma formação adequada aos professores, para favorecer uma educação de qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Taíses Araújo da Silva Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectTecnologia de Informaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleLudicidade e tecnologias na educação básica: desafios e possibilidades na era digitalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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