Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32699
Título: Gestão escolar: a função do diretor como fundamento para uma gestão democrática
Autor(es): Queiroz, José Flávio Ramos de
Palavras-chave: Gestão escolar
Diretor escolar
Gestão democrática
Data do documento: 17-Mai-2024
Resumo: Este trabalho traz como escopo a gestão escolar com enfoque na função do diretor. Para além das definições desses elementos, busca-se trabalhar a evolução histórica desse âmbito administrativo até os dias atuais com o acréscimo diferencial do sistema democrático. Sendo assim, essa pesquisa traz como objetivo geral analisar a presença da perspectiva democrática nas atribuições do diretor e da gestão educacional em geral. Para tanto, os aspectos metodológicos concernem a uma pesquisa de natureza qualitativa e cunho bibliográfico – onde buscou-se através de artigos científicos, revistas eletrônicas e documentos oficiais, encontrar definições e argumentos que fomentassem o modelo de gestão democrática. Assim, o caráter conclusivo corresponde a análise de que a participação, o diálogo, o planejamento e o coletivo são fundamentais para que se consiga efetivar uma organização com base no direito e singularidade daqueles ao qual se representa.
Descrição: QUEIROZ, José Flávio Ramos de. Gestão escolar: a função do diretor como fundamento para uma gestão democrática. 2024. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32699
Aparece nas coleções:V - EGAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Flávio Ramos de QueirozJosé Flávio Ramos de Queiroz279.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito818.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.