Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32701
Título: A formação do professor de geografia no contexto do estágio supervisionado de regência: uma experiência na E.M.E.I.E.F. Cônego João Marques Pereira
Autor(es): Barbosa, Ailanny Gonçalves
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Estágio supervisionado
Formação docente
Data do documento: 16-Ago-2021
Resumo: Este trabalho tem como tema geral a formação de professores de Geografia no estágio supervisionado. Desta forma, o objetivo diante da experiência e método desafiador às aulas foram muito dinâmicas e fizemos uso de livros, slides e bastante participativas com todos os alunos, as aulas foram com a frequência de cem porcento de aproveitamento dos mesmos, também tínhamos debates enriquecimento e sempre procurando trazer para nossa realidade. Os alunos tinham compromisso com as atividades realizada pra casa, isso mostra o interesse pela aprendizagem em geografia. Compreender a formação do professor de Geografia no estágio supervisionado de regência a partir da realidade vivenciada na E.M.E.I.E.F. Cônego João Marquês Pereira, que se localiza no município de Serra Branca-PB. A escola citada foi palco das atividades práticas do Componente Estágio Supervisionado III do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, que foi ofertado na grade curricular do período acadêmico de 2021.1. Este estágio foi de regência no ensino fundamental (anos finais). A turma em que se desenvolveu a regência foi do sexto ano, composta por 29 discentes. Devido ao cenário de pandemia da Covid-19, o qual estamos vivenciando desde o ano de 2020, o estágio aconteceu de forma remota tendo como realidade o ensino também apitada na escola. Na metodologia, destacamos a realização de pesquisas bibliográficas, documental e colaborativa. Os resultados alcançados pelas atividades de estágio e pesquisa apontam que a formação docente no estágio é um momento muito rico, mas também cheio de desafios, ainda mais diante de um novo modelo de ensino, a exemplo do ensino remoto, que surgiu de forma repentina e surpreendeu a todos. Diante disso, ressaltamos a importância do professor e do licenciando estarem atentos as estratégias que podem ser adotadas no processo de ensino e aprendizagem em Geografia na escola.
Descrição: Barbosa, Ailanny Gonçalves. A formação do professor de Geografia no contexto do estágio supervisionado de regência: uma experiência na E.M.E.I.E.F. Cônego João Marques Pereira. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32701
ISSN: CDD 372.891
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito138.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Ailanny Gonçalves BarbosaTCC_Ailanny Gonçalves Barbosa1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.