Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/328
Título: Ocorrência de dislipidemias em portadores de diabetes mellitus tipo 2
Autor(es): Torquato, Luiz Eduardo Silva
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Resistência insulínica
Dislipidemia
Data do documento: 28-Set-2012
Resumo: As dislipidemias, também chamadas de hiperlipidemias, referem-se ao aumento dos lipídios no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos, podendo comprometer a qualidade de vida dos acometidos por este distúrbio, em especial pacientes que apresentam Diabetes mellitus. Este trabalho tem como objetivo analisar a presença ou não de dislipidemias em portadores de Diabetes mellitus tipo 2 atendidos pelo Sistema Único de Saúde de Campina Grande, além de comparar os perfis lipídicos com a glicemia média dos indivíduos. Foram realizados exame de glicemia em jejum, glicemia média, hemoglobina glicada, colesterol total, LDLcolesterol, HDL-colesterol e triglicerídeos. Tratou-se de um estudo de coorte transversal, realizado com 179 pacientes portadores de DM2, da zona urbana e rural de Campina Grande. Observou-se predominância de indivíduos do gênero feminino, com idade média de 55,87 anos. Quase que a totalidade dos pacientes diabéticos apresentou dislipidemia (97%), fato que pode ser justificado pela resistência insulínica (RI). Existiu uma relação proporcional entre alterações lipídicas e aumento glicêmico. Assim sendo, é de fundamental importância a necessidade dos seus controles, além de medidas não farmacológicas a fim de prevenir doenças cardiovasculares.
Descrição: TORQUATO, L. E. S. Ocorrência de dislipidemias em portadores de diabetes mellitus tipo 2. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/328
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Eduardo Silva Torquato.pdfLuiz Eduardo Silva Torquato431.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.