Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32989
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantiago, Ana Clara Dantas-
dc.date.accessioned2024-11-29T11:47:53Z-
dc.date.available2024-11-29T11:47:53Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.otherCDD B869.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32989-
dc.descriptionSANTIAGO, A. C. D. Narrativas do cotidiano: uma análise literária do filme “A hora da estrela” de Clarice Lispector. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso examina o projeto “Cinema Nacional na Escola: Compartilhando Memórias e Narrativas”, evidenciando o potencial do filme A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, como ferramenta pedagógica na Escola Agrotécnica do Cajueiro (EAC- UEPB), em Catolé do Rocha-PB. Diante da escassez de acesso ao cinema nacional na região, o estudo argumenta que o uso do cinema amplia a experiência educacional, estimulando uma postura crítica nos alunos. A introdução do trabalho aborda a limitação das políticas públicas que assegurem o acesso a produções culturais, sugerindo que o cinema, ao promover interatividade e reflexão, oferece uma alternativa enriquecedora em relação às práticas convencionais de ensino. A escolha do filme A Hora da Estrela tem por objetivo suscitar discussões sobre desigualdades e exclusão, aspectos cruciais para a compreensão das dinâmicas sociais brasileiras. A realização do projeto incluiu debates sobre os elementos estéticos e sociais da obra, favorecendo uma análise crítica que propicia novas perspectivas. Este TCC posiciona o cinema como elemento transversal ao currículo, fortalecendo uma abordagem educativa mais inclusiva e sensível às questões sociais. Fundamentado nas ideias de Lispector (1998) e o estudo respalda-se no direito ao acesso cultural e no poder do cinema de elevar a consciência crítica. Nas considerações finais, o TCC confirma que a exibição de A Hora da Estrela, onde ampliou-se a percepção dos alunos sobre as desigualdades sociais, reafirmando o cinema como recurso transformador na educação e instrumento crucial para o desenvolvimento cultural e cidadania dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Jairo Bezerra Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCinema nacionalpt_BR
dc.subjectFilmept_BR
dc.subjectA hora da estrelapt_BR
dc.titleNarrativas do cotidiano: uma análise literária do filme “A hora da estrela” de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Clara Dantas SantiagoPDF - Ana Clara Dantas Santiago768.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF- Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito314.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.