Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santiago, Ana Clara Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T11:47:53Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T11:47:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD B869.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32989 | - |
dc.description | SANTIAGO, A. C. D. Narrativas do cotidiano: uma análise literária do filme “A hora da estrela” de Clarice Lispector. 2024. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso examina o projeto “Cinema Nacional na Escola: Compartilhando Memórias e Narrativas”, evidenciando o potencial do filme A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, como ferramenta pedagógica na Escola Agrotécnica do Cajueiro (EAC- UEPB), em Catolé do Rocha-PB. Diante da escassez de acesso ao cinema nacional na região, o estudo argumenta que o uso do cinema amplia a experiência educacional, estimulando uma postura crítica nos alunos. A introdução do trabalho aborda a limitação das políticas públicas que assegurem o acesso a produções culturais, sugerindo que o cinema, ao promover interatividade e reflexão, oferece uma alternativa enriquecedora em relação às práticas convencionais de ensino. A escolha do filme A Hora da Estrela tem por objetivo suscitar discussões sobre desigualdades e exclusão, aspectos cruciais para a compreensão das dinâmicas sociais brasileiras. A realização do projeto incluiu debates sobre os elementos estéticos e sociais da obra, favorecendo uma análise crítica que propicia novas perspectivas. Este TCC posiciona o cinema como elemento transversal ao currículo, fortalecendo uma abordagem educativa mais inclusiva e sensível às questões sociais. Fundamentado nas ideias de Lispector (1998) e o estudo respalda-se no direito ao acesso cultural e no poder do cinema de elevar a consciência crítica. Nas considerações finais, o TCC confirma que a exibição de A Hora da Estrela, onde ampliou-se a percepção dos alunos sobre as desigualdades sociais, reafirmando o cinema como recurso transformador na educação e instrumento crucial para o desenvolvimento cultural e cidadania dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Jairo Bezerra Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema nacional | pt_BR |
dc.subject | Filme | pt_BR |
dc.subject | A hora da estrela | pt_BR |
dc.title | Narrativas do cotidiano: uma análise literária do filme “A hora da estrela” de Clarice Lispector | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Clara Dantas Santiago | PDF - Ana Clara Dantas Santiago | 768.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF- Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 314.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.