Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Danielle da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-29T12:08:24Z-
dc.date.available2024-11-29T12:08:24Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32994-
dc.descriptionFERREIRA, D. S. Menina bonita do laço de fita na sala de aula: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Potuguês) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho em questão propõe a análise da obra Menina bonita do laço de fita (1986), de Ana Maria Machado, com o objetivo de verificar de que maneira a questão racial se configura no material estudado, para, num segundo momento, sugerir uma abordagem a partir dessa narrativa voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha do livro se justifica pela forma poética e delicada com que a autora celebra a beleza negra, aspecto que tende a favorecer a aproximação do público infantil com o texto, especialmente as crianças negras que tendem, em contato com a leitura, a se identificarem com a “menina bonita do laço de fita”, além de possibilitar uma reflexão sobre identidade e respeito à diversidade racial. A pesquisa busca, portanto, analisar a obra, evidenciando seu ludismo e propondo uma vivência que explore este aspecto no livro, procurando estimular a participação dos alunos e promovendo a leitura de forma prazerosa e criativa. A metodologia adotada é de caráter bibliográfico, com base em autores como Coelho (1991), Cunha (2003), e Severino (2007), que fundamentam a pesquisa e ajudam a contextualizar a produção literária infantil de Ana Maria Machado. A análise evidencia que a linguagem na narrativa se apoia no ludismo sonoro que se observa no próprio título do texto e se estende para outros recursos sonoros como repetições, refrão reiterativo e uso de palavras cuja sonoridade tende a aproximar o texto da música, dando ritmo e ludicidade ao texto. Esperamos que a abordagem sugerida estimule outros professores a explorarem mais a obra de Ana Maria Machado em sala de aula, cuja obra pode ampliar os horizontes de expectativa de crianças e jovens.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Vaneide Lima Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMenina bonita do laço de fitapt_BR
dc.subjectAna Maria Machadopt_BR
dc.subjectAbordagem em sala de aulapt_BR
dc.titleMenina bonita do laço de fita na sala de aula: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle da Silva FerreiraPDF - Danielle da Silva Ferreira366.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito91.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.