Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Danielle da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T12:08:24Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T12:08:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32994 | - |
dc.description | FERREIRA, D. S. Menina bonita do laço de fita na sala de aula: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Potuguês) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho em questão propõe a análise da obra Menina bonita do laço de fita (1986), de Ana Maria Machado, com o objetivo de verificar de que maneira a questão racial se configura no material estudado, para, num segundo momento, sugerir uma abordagem a partir dessa narrativa voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha do livro se justifica pela forma poética e delicada com que a autora celebra a beleza negra, aspecto que tende a favorecer a aproximação do público infantil com o texto, especialmente as crianças negras que tendem, em contato com a leitura, a se identificarem com a “menina bonita do laço de fita”, além de possibilitar uma reflexão sobre identidade e respeito à diversidade racial. A pesquisa busca, portanto, analisar a obra, evidenciando seu ludismo e propondo uma vivência que explore este aspecto no livro, procurando estimular a participação dos alunos e promovendo a leitura de forma prazerosa e criativa. A metodologia adotada é de caráter bibliográfico, com base em autores como Coelho (1991), Cunha (2003), e Severino (2007), que fundamentam a pesquisa e ajudam a contextualizar a produção literária infantil de Ana Maria Machado. A análise evidencia que a linguagem na narrativa se apoia no ludismo sonoro que se observa no próprio título do texto e se estende para outros recursos sonoros como repetições, refrão reiterativo e uso de palavras cuja sonoridade tende a aproximar o texto da música, dando ritmo e ludicidade ao texto. Esperamos que a abordagem sugerida estimule outros professores a explorarem mais a obra de Ana Maria Machado em sala de aula, cuja obra pode ampliar os horizontes de expectativa de crianças e jovens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Vaneide Lima Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Menina bonita do laço de fita | pt_BR |
dc.subject | Ana Maria Machado | pt_BR |
dc.subject | Abordagem em sala de aula | pt_BR |
dc.title | Menina bonita do laço de fita na sala de aula: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Danielle da Silva Ferreira | PDF - Danielle da Silva Ferreira | 366.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 91.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.