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dc.contributor.authorBelarmino, Dange Pereira-
dc.date.accessioned2024-12-02T12:48:26Z-
dc.date.available2024-12-02T12:48:26Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33038-
dc.descriptionBELARMINO, D. P. A variação linguística e sua influência social na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental II. 2024. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Potuguês) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa investiga, as variações linguísticas no português padrão e suas implicações sociais, com foco no 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nesse sentido, a sociolinguística permite compreender as interações entre língua e sociedade, revelando como fatores como classe, gênero e localização geográfica influenciam o uso da linguagem. Ademais, o estudo busca desconstruir estereótipos que alimentam preconceitos, defendendo uma educação que valorize a diversidade linguística. Para isso, examina formas de variação, como diatópica, diastrática, diafásica e diacrônica, evidenciando, assim, a complexidade cultural do Brasil e a pluralidade de expressões linguísticas que refletem sua vasta extensão territorial e a herança de diferentes grupos étnicos. Além disso, a pesquisa destaca a necessidade de um ambiente educacional inclusivo, que respeite as particularidades culturais dos alunos, ao mesmo tempo em que critica os preconceitos linguísticos nas instituições de ensino, onde a gramática normativa muitas vezes é priorizada em detrimento de outras formas de expressão. Assim, a abordagem ética das variações linguísticas é discutida, enfatizando suas consequências sociais e culturais. O trabalho, portanto, propõe alternativas pedagógicas que reconheçam diversas formas de comunicação como legítimas representações de culturas. Fundamentada em autores como Antunes (2003), Bagno (2007) Bagno (2020), Bortoni (2005), Brasi (1998), Cardeira (2006), Fiorin (1998), Fiorin (2010), Geraldi (2002), Gil (2010), Ilari (2009), Koch (2015), Mattos (2016), Milani (2016), Pau Teyssier (1982), Possenti (2009), Ramos (2008), Ramos (2011), Rodrigues (2022), Samu (2015), Shortall (2016) e Saussure (2006). a metodologia tem caráter bibliográfico e qualitativo, inclui análise observacional das práticas pedagógicas; as considerações finais, por sua vez, reafirmam a importância de valorizar a diversidade linguística no contexto educacional, promovendo um ensino que respeite as singularidades de cada grupo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Ma. Keila Lairiny Câmara Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVariações linguísticaspt_BR
dc.subjectPreconceito linguíticopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA variação linguística e sua influência social na sala de aula do 6º ano do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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