Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33041
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Janiele Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T12:53:00Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T12:53:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33041 | - |
dc.description | VIEIRA, J. C. Leitura e escrita: uma proposta de ensino crítico a partir do gênero textual tirinhas. 2024. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a importância da leitura e escrita no desenvolvimento da criticidade dos alunos. O objetivo deste estudo é trabalhar a leitura e escrita no Ensino Fundamental II, utilizando a sequência didática. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, teve por objetivo analisar a sequência didática para elaborar uma proposta de intervenção, mediante o uso do gênero textual tirinha, com o intuito de desenvolver a leitura e a escrita crítica dos alunos. Dessa forma, promove-se uma reflexão acerca do ensino da leitura e escrita através do gênero textual tirinha no desenvolvimento da criticidade e no hábito da leitura, e da compreensão dos textos pelos alunos, objetivando expandir as competências de leitura com base nos estudos de Solé (1989), Santos (2009), Lerner (2002), Vergueiro (2007) e Koch e Elias (2006), referentes ao ensino, leitura, escrita e o gênero textual tirinha. Os nossos resultados apontam para a importância de se trabalhar a leitura e escrita com o gênero “tirinhas” no processo de desenvolvimento da leitura da escrita e da criticidade dos alunos. Através desses resultados, propomos uma sequência didática para o ensino fundamental II, visando auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita, a partir do gênero textual tirinha. Portanto, nossa proposta coloca-se como sendo possível de ser executada em sala de aula, podendo ser trabalhada nas escolas para o ensino de leitura e escrita mediante o gênero textual tirinha, propiciando aos alunos tais benefícios: compreensão, interpretação, construção de diálogos e posicionamentos críticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Jeferson Silva da Cruz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual tirinha | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita: uma proposta de ensino crítico a partir do gênero textual tirinhas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janiele Cristina Vieira | PDF - Janiele Cristina Vieira | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 78.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.