Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Janiele Cristina-
dc.date.accessioned2024-12-02T12:53:00Z-
dc.date.available2024-12-02T12:53:00Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33041-
dc.descriptionVIEIRA, J. C. Leitura e escrita: uma proposta de ensino crítico a partir do gênero textual tirinhas. 2024. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a importância da leitura e escrita no desenvolvimento da criticidade dos alunos. O objetivo deste estudo é trabalhar a leitura e escrita no Ensino Fundamental II, utilizando a sequência didática. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, teve por objetivo analisar a sequência didática para elaborar uma proposta de intervenção, mediante o uso do gênero textual tirinha, com o intuito de desenvolver a leitura e a escrita crítica dos alunos. Dessa forma, promove-se uma reflexão acerca do ensino da leitura e escrita através do gênero textual tirinha no desenvolvimento da criticidade e no hábito da leitura, e da compreensão dos textos pelos alunos, objetivando expandir as competências de leitura com base nos estudos de Solé (1989), Santos (2009), Lerner (2002), Vergueiro (2007) e Koch e Elias (2006), referentes ao ensino, leitura, escrita e o gênero textual tirinha. Os nossos resultados apontam para a importância de se trabalhar a leitura e escrita com o gênero “tirinhas” no processo de desenvolvimento da leitura da escrita e da criticidade dos alunos. Através desses resultados, propomos uma sequência didática para o ensino fundamental II, visando auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem da leitura e escrita, a partir do gênero textual tirinha. Portanto, nossa proposta coloca-se como sendo possível de ser executada em sala de aula, podendo ser trabalhada nas escolas para o ensino de leitura e escrita mediante o gênero textual tirinha, propiciando aos alunos tais benefícios: compreensão, interpretação, construção de diálogos e posicionamentos críticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Jeferson Silva da Cruzpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGênero textual tirinhapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleLeitura e escrita: uma proposta de ensino crítico a partir do gênero textual tirinhaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janiele Cristina VieiraPDF - Janiele Cristina Vieira1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito78.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.