Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Jaciane da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-02T18:39:25Z-
dc.date.available2024-12-02T18:39:25Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.otherCDD 980.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33078-
dc.descriptionARAÚJO, Jaciane da Silva. Representações dos povos originários no livro didático de história. 2024. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractOs livros didáticos são poderosos instrumentos de formação, moldados por contextos sociais e culturais, e desempenham um papel significativo na construção da identidade nacional. No entanto, a representação dos povos indígenas nesses livros frequentemente reflete estereótipos e distorções, influenciadas por uma visão eurocêntrica da história. A colonização foi responsável pela desvalorização dos indígenas, retratando-os como selvagens, o que justificava sua escravização e evangelização. O artigo objetiva a análise da representação dos povos originários em livros didáticos, com as perspectivas das autoras BITTENCOURT (2004) e MARIANO (2006). Os livros "História – Sociedade e Cidadania (2015)" e "Pintanguá Mais História (2021)" possuem diferenças significativas nas representações indígenas: enquanto o primeiro tenta mostrar a diversidade étnica e cultural, o segundo ainda retrata os indígenas de forma estereotipada, sem considerar suas especificidades culturais. O artigo propõe a melhoria dessas representações, sugerindo que os livros didáticos abordem a diversidade cultural e étnica dos povos indígenas, tratem dos problemas atuais enfrentados por eles e representem suas tradições a partir de seus olhares. Conclui-se, então, que os professores devem estar atentos à maneira como os povos indígenas são representados nos livros didáticos, adotando abordagens que respeitem e valorizem suas culturas e etnias, para promover uma educação mais inclusiva e realista.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Naiara Ferraz Bandeira Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectÍndiospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRepresentação índigenapt_BR
dc.titleRepresentações dos povos originários no livro didático de históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jaciane da Silva AraújoTCC - Jaciane da Silva Araújo808.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.