Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33078
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Jaciane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T18:39:25Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T18:39:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 980.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33078 | - |
dc.description | ARAÚJO, Jaciane da Silva. Representações dos povos originários no livro didático de história. 2024. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os livros didáticos são poderosos instrumentos de formação, moldados por contextos sociais e culturais, e desempenham um papel significativo na construção da identidade nacional. No entanto, a representação dos povos indígenas nesses livros frequentemente reflete estereótipos e distorções, influenciadas por uma visão eurocêntrica da história. A colonização foi responsável pela desvalorização dos indígenas, retratando-os como selvagens, o que justificava sua escravização e evangelização. O artigo objetiva a análise da representação dos povos originários em livros didáticos, com as perspectivas das autoras BITTENCOURT (2004) e MARIANO (2006). Os livros "História – Sociedade e Cidadania (2015)" e "Pintanguá Mais História (2021)" possuem diferenças significativas nas representações indígenas: enquanto o primeiro tenta mostrar a diversidade étnica e cultural, o segundo ainda retrata os indígenas de forma estereotipada, sem considerar suas especificidades culturais. O artigo propõe a melhoria dessas representações, sugerindo que os livros didáticos abordem a diversidade cultural e étnica dos povos indígenas, tratem dos problemas atuais enfrentados por eles e representem suas tradições a partir de seus olhares. Conclui-se, então, que os professores devem estar atentos à maneira como os povos indígenas são representados nos livros didáticos, adotando abordagens que respeitem e valorizem suas culturas e etnias, para promover uma educação mais inclusiva e realista. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Naiara Ferraz Bandeira Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Índios | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Representação índigena | pt_BR |
dc.title | Representações dos povos originários no livro didático de história | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jaciane da Silva Araújo | TCC - Jaciane da Silva Araújo | 808.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.