Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Bruno Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T18:42:40Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02T18:42:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33079 | - |
dc.description | AZEVEDO, Bruno Santos de. A utilização do lúdico na prática de ensino de geografia no ensino fundamental. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral do presente trabalho é apresentar aspectos favoráveis a utilização de estratégias lúdicas no âmbito de âmbito do ensino de Geografia, com base em uma revisão de literatura. Os procedimentos metodológicos utilizados para a produção do trabalho estão fundamentados na revisão bibliográfica de autores e escritos que debatem e refletem acerca do referido tema. Os resultados obtidos demonstram que múltiplos são os benefícios da utilização do lúdico no processo de ensino- aprendizagem da Geografia. Conforme os autores e pesquisas abordadas no decorrer do trabalho, ficou evidente as possibilidades de atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas de Geografia no ensino fundamental, aperfeiçoando a prática de ensino do professor e colaborando com a aprendizagem dos alunos de uma forma divertida, atrativa e significativa. Dinâmicas em sala de aula, a utilização de músicas, jogos digitais ou manuais, brincadeiras em grupo e individuais, quizzes geográficos, desenhos, a construção de maquetes, o uso de novas tacnologias e da gamificação, entre outras propostas abordadas no trabalho são exemplos de metodologias e recursos que podem ser desenvolvidos pelos professores, principalmente nas séries que integram o ensino fundamental. Conclui-se que se torna estratégico para o docente utilizar desse recurso na sala de aula, estimulando a interação e participação dos alunos durante os jogos e atividades, favorecendo não só a aprendizagem dos conteúdos da Geografia, como também o aperfeiçoamento de habilidades, competências e talentos impulsionados por meio das atividades propostas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rafael Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A utilização do lúdico na prática de ensino de geografia no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bruno Santos de Azevedo | TCC - Bruno Santos de Azevedo | 386.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 338.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.