Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Bruno Santos de-
dc.date.accessioned2024-12-02T18:42:40Z-
dc.date.available2024-12-02T18:42:40Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33079-
dc.descriptionAZEVEDO, Bruno Santos de. A utilização do lúdico na prática de ensino de geografia no ensino fundamental. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral do presente trabalho é apresentar aspectos favoráveis a utilização de estratégias lúdicas no âmbito de âmbito do ensino de Geografia, com base em uma revisão de literatura. Os procedimentos metodológicos utilizados para a produção do trabalho estão fundamentados na revisão bibliográfica de autores e escritos que debatem e refletem acerca do referido tema. Os resultados obtidos demonstram que múltiplos são os benefícios da utilização do lúdico no processo de ensino- aprendizagem da Geografia. Conforme os autores e pesquisas abordadas no decorrer do trabalho, ficou evidente as possibilidades de atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas de Geografia no ensino fundamental, aperfeiçoando a prática de ensino do professor e colaborando com a aprendizagem dos alunos de uma forma divertida, atrativa e significativa. Dinâmicas em sala de aula, a utilização de músicas, jogos digitais ou manuais, brincadeiras em grupo e individuais, quizzes geográficos, desenhos, a construção de maquetes, o uso de novas tacnologias e da gamificação, entre outras propostas abordadas no trabalho são exemplos de metodologias e recursos que podem ser desenvolvidos pelos professores, principalmente nas séries que integram o ensino fundamental. Conclui-se que se torna estratégico para o docente utilizar desse recurso na sala de aula, estimulando a interação e participação dos alunos durante os jogos e atividades, favorecendo não só a aprendizagem dos conteúdos da Geografia, como também o aperfeiçoamento de habilidades, competências e talentos impulsionados por meio das atividades propostas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA utilização do lúdico na prática de ensino de geografia no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruno Santos de AzevedoTCC - Bruno Santos de Azevedo386.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito338.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.