Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria de Fátima Azevedo da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T11:34:35Z | - |
dc.date.available | 2024-12-03T11:34:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.identifier.other | 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33087 | - |
dc.description | SILVA, M. F. A. A poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II: uma proposta com base na sequência básica, de Rildo Cosson. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A poesia é um gênero literário que tem um papel relevante no ensino fundamental II. Em todos a néveis, desde os anos iniciais Com isso, esta pesquisa tem como intuito compreender a importância do letramento literário para o trabalho com a poesia de Auta de Souza na sala de aula no ensino fundamental II. Como objetivos específicos compreender de que forma a poesia de Auta de Souza contribui para a formação do leitor crítico e reflexivo. Elabora uma proposta didática para trabalhar com a poesia de Auta de Souza na sala de aula no ensino fundamental II. Portanto esta pesquisa tem como caráter bibliográfico e qualitativo e será elaborada a partir do conhecimento do que dizem os autores sobre o tema da poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II. Para realização dessa pesquisa foram utilizados como aporte teórico alguns autores: Rildo Cosson (2011), Roxo (2009), Auta de Souza (1900), Colomer (2007), Freire(2003), Lajolo (1993), temos como ponte teórica, investigar a importância do ensino, agregando o hábito de leitura na criança, que consequentemente adiciona uma grande bagagem literárias que corrobora para a criação de textos para aproximar os livros didáticos ou literaturas nacionais, que urgem espaço no ambiente escolar colaborando positivamente às experiências adquiridas através do conhecimento dos alunos dentro da sala de aula, contribuindo na aprendizagem prévia e desempenhando um papel muito importante na compreensão dos textos. Esta pesquisa será de muita importância porque preencherá essa lacuna existente na literatura acadêmica, sobre a poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II, esse tema será pioneiro porque abordará a poesia de Auta de Souza de uma maneira que ainda não foi amplamente explorada. A obra de Auta de Souza não é amplamente estudada ou divulgada, o que significa que muitos aspectos de sua poesia permanecem inexplorados. Realizar uma pesquisa focada em sua obra contribui muito para preencher essa lacuna no estudo literário brasileiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Auta de Souza | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A poesia de Auta de Souza na sala de aula do ensino fundamental II : uma proposta com base na sequência básica, de Rildo Cosson | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Fátima Azevedo da Silva | PDF - Maria de Fátima Azevedo da Silva | 624.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 103.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.