Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Fernanda Anolino dos-
dc.date.accessioned2024-12-03T19:02:45Z-
dc.date.available2024-12-03T19:02:45Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.otherCDD 373.23-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33111-
dc.descriptionSANTOS, Fernanda Anolino dos. A realidade do analfabetismo na Paraíba: uma análise sobre o município de Cacimba de Dentro-PB. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a temática do analfabetismo no Brasil, em seu contexto no estado da Paraíba, e tendo como objeto principal de estudo o município de Cacimba de Dentro – PB. Diante disso, procuramos interpretar como ocorre o quadro do analfabetismo no Estado, comparando dados já existentes, utilizando informações fornecidas pelos centros de pesquisa; além de recolher informações relevantes nas escolas locais. Como fundamento teórico, o trabalho se baseia nas discussões desenvolvidas por alguns autores como Bagno (2018) sobre o analfabetismo e a alfabetização, Freire (1990; 2013) com seus estudos e seu método de alfabetização, Moreira (2003) que aborda o analfabetismo e suas especificações, Ferreiro (1999; 2000) que trata sobre o processo de alfabetização desde antes da escola e Straforin (2002) abordando as dificuldades encontradas neste processo de alfabetizar. Assim, baseou-se em órgãos governamentais como IBGE (2010; 2022), na verificação de dados. Destacando, a geografia como um grande aliado no processo de alfabetização, uma vez que promove uma compreensão integrada do mundo e ao mesmo tempo desenvolve as habilidades críticas dos alunos, sendo um fator contribuinte para a formação de indivíduos muito mais conscientes do seu papel na sociedade. A metodologia utilizada nesta pesquisa, tem caráter descritivo, exploratório e explicativo, onde utilizamos uma abordagem descritivo, qualitativa e quantitativa. Por fim, conclui-se que com os resultados e discussões, pôde-se constatar o esforço e o avanço que está tendo o município para que os números de analfabetismo sejam reduzidos, entretanto há muito a fazer e melhorar, promovendo políticas públicas eficazes, Que se concentrem em melhorar o acesso à educação, garantindo a qualidade do ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Elton Oliveira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.title(CPF) A realidade do analfabetismo na Paraíba: uma análise sobre o município de Cacimba de Dentro-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fernanda Anolino dos SantosTCC - Fernanda Anolino dos Santos1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito198.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.