Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Aline Batista de-
dc.date.accessioned2024-12-04T13:37:36Z-
dc.date.available2024-12-04T13:37:36Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33131-
dc.descriptionANDRADE, Aline Batista de. Contribuição de uma geografia da inclusão na formação inicial de professores na UEPB/Guarabira: contribuições da relação ensino e extensão. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Universidade Pública desempenha um papel primordial na formação de professores, promovendo um ensino e aprendizagem significativa e transformadora. Diante disso, a parceria entre a universidade e a escola, por meio do ensino e da extensão, é fundamental para a formação de professores, sobretudo de Geografia. Damos ênfase à Educação Pública realizada em instituições parceiras, que unidas proporcionam um fortalecimento de princípios educativos, na promoção de uma educação cidadã e inclusiva, que respeite as diferenças de cada pessoa, na busca de combatermos o capacitismo. Dessa forma, o objetivo central da pesquisa é avaliar a parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IIl em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antenor Navarro, localizada no município de Guarabira/PB. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, através de um projeto de extensão, intitulado: Geografia da Inclusão: Vivência, Ensino e Aprendizagem num Processo de Construção Entre Escola e Universidade, com duração de 8 meses. Consonantemente, desenvolvemos uma abordagem metodológica qualitativa, de tipologia participativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que abordam a relação entre Geografia inclusiva e formação de professores de Geografia, além de destacar a relevância dos projetos de extensão para formação docente. É importante ressaltar que também realizamos uma investigação de campo, para a construção teórica/prática a partir do método dialético, com uma metodologia exploratória e explicativa. Desse modo, foi possível avaliar as experiências em campo que contribuíram significativamente para a formação dos futuros professores ao promover uma educação que acolhe as diversidades dos alunos, através de práticas pedagógicas que respeitam as diferenças. Sendo assim, a presente pesquisa teve o propósito de apresentar a importância do curso de licenciatura, oportunizando aos estudantes vivenciar os desafios e a realidade escolar, para que eles estejam mais bem preparados para utilizarem estratégias e metodologias de ensino adaptadas para a multiplicidade de alunos que compõem a sala de aula, sejam eles neurodivergentes ou neurotípicos, proporcionando um ambiente escolar mais inclusivo e humano. Conclui-se que a parceria entre a universidade e a escola é fundamental para uma formação docente, pois alicerça a formação docente para a mobilização do saber/fazer e o saber viver/ser mais reflexivo especialmente diante dos desafios da educação geográfica mais inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação geográfica inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino e extesãopt_BR
dc.titleConstrução de uma geografia da inclusão na formação inicial de professores na UEPB/Guarabira: contribuições da relação ensino e extensãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aline Batista de AndradeTCC - Aline Batista de Andrade1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito250.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.