Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Rawanny Araújo de-
dc.date.accessioned2024-12-06T11:45:49Z-
dc.date.available2024-12-06T11:45:49Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33196-
dc.descriptionMELO, Rawanny Araújo de. Utilização do jogo Minecraft enquanto recurso didático na geografia escolar: revisão de literatura. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga o uso dos jogos eletrônicos, em especial o Minecraft, como uma ferramenta educacional no ensino de Geografia. Dada a crescente presença das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ambiente escolar, e o papel relevante que computadores e smartphones desempenham na educação moderna. O estudo explora como essas tecnologias, principalmente em escolas públicas, enfrentam desafios e desigualdade de acesso. O trabalho foca na metodologia game-based learning, que visa aumentar o engajamento dos alunos por meio da transformação de conteúdos escolares em experiências interativas. O Minecraft, por seu formato de “mundo aberto”, permite que os estudantes explorem o ambiente virtual livremente, o que favorece o aprendizado de conceitos geográficos como cartografia e noções de espaço, além de estimular a criatividade e a aprendizagem ativa. O estudo revisa obras que examinam o uso do Minecraft na educação, especialmente em Geografia, analisando sua eficácia, seus benefícios pedagógicos e suas dificuldades. O objetivo é demonstrar como a familiaridade dos alunos com tecnologias pode ser usada para aprofundar a compreensão dos conteúdos geográficos, promovendo uma experiência educacional mais contextualizada e significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Angélica Mara de Lima Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectMinecraftpt_BR
dc.titleUtilização do jogo Minecraft enquanto recurso didático na geografia escolar: revisão de literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rawanny Araújo de MeloTCC - Rawanny Araújo de Melo753.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.