Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33222
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Franciso, Maria Lidiane Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T23:47:27Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T23:47:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3078 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33222 | - |
dc.description | FRANCISCO, Maria Lidiane Cardoso. O uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de línguainglesa na pandemia (2021): um estudo de casonas turmas de ensino médio na EJA. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Tecnologia atual consiste em trazer novas formas de estratégias e possibilidades para diversos contextos sociais, culturais e educacionais, com o intuito de inovar, incentivar e aproximar as pessoas. Na educação, as ferramentas tecnológicas são utilizadas a favor do ensino e da aprendizagem, pois trazem experiências positivas, deixando explícita a autonomia dos alunos. Diante disso, o objetivo geral desse estudo visa mostrar como o uso da tecnologia pode possibilitar a aprendizagem no ensino de Língua Inglesa nas turmas de ensino médio da Educação de Jovens e adultos (EJA) no período da pandemia (2021), tempo em que todo cenário educacional migrou para o sistema remoto. Para compor o referencial teórico, este trabalho tem como base os estudos de Silva (2001); Morán (2015); Mattos (2019) entre outros, além das contribuições da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) e Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997), para uma melhor análise e compreensão da importância que as ferramentas tecnológicas apresentam no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa. A metodologia do trabalho seguiu mediante a uma pesquisa de campo, na Escola Agenor Clemente dos Santos, que pertence a rede pública estadual de ensino da cidade de Alagoinha PB, partindo das observações e vivências das práticas utilizadas com as ferramentas tecnológicas nas aulas remotas de língua inglesa no ano letivo de 2021. Os dados gerados nesta pesquisa foram obtidos mediante a aplicação de um questionário com os alunos (10 participantes do 3º ano). Os principais resultados demonstram que de fato as ferramentas tecnológicas possibilitaram a aprendizagem dos alunos (EJA) no ensino de Língua Inglesa na pandemia (2021), como podemos constatar, segundo a análise dos dados, afirmamos que o aprendizado nas aulas de língua inglesa alcançou resultados positivos mediante o uso da tecnologia e a mediação oferecida pelo professor que serviu como ponte para alcançar êxito nos resultados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Professora Drª Anilda Costa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.title | O uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de línguainglesa na pandemia (2021): um estudo de casonas turmas de ensino médio na EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Lidiane Cardoso Francisco | TCC - Maria Lidiane Cardoso Francisco | 376.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 97.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.