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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Figueiredo, Jéssica Rayla da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T12:54:58Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T12:54:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33241 | - |
dc.description | FIGUEIREDO , J. R. C. A feminização do magistério: uma análise do contexto paraibano no período de 1930 a 1960. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a formação docente com foco nas escolas normais e cursos de magistério entre o período do Brasil Império aos dias atuais, abordando a relação dessas instituições com a feminização do magistério, trazendo uma perspectiva também local sobre o tema, as Escolas Normais da Paraíba no período de 1930 e 1960. Nosso objetivo geral foi o de analisar as escolas normais como espaços de formação e profissionalização das mulheres no período citado. Como objetivos específicos: Analisar como as escolas normais se reconfiguraram como espaços de empoderamento feminino via feminização do magistério; Problematizar como a feminização do magistério (não) refletem as condições sociais e culturais; e Verificar como as professoras com formação em curso de magistério se adaptaram às exigências de formação superior a partir da publicação da LDB nº 9.394/96, em que alterações foram propostas tanto para as instituições formadoras como para os cursos de formação de professores, tendo sido definido um período de transição para a sua efetivação e implantação. Este trabalho utiliza uma revisão bibliográfica sistemática da historiografia sobre as escolas normais e a feminização do magistério, recorrendo a autores como Uekane (2010), Hahner (2011), Kulesza (2008) e Almeida (1998) para suporte das análises. Ao explorar o papel histórico das escolas normais e a trajetória das mulheres que nelas se formaram, o estudo buscou contribuir para a compreensão do processo de feminização do magistério e suas implicações para a educação no Brasil. A falta de uniformidade no ensino primário e normal evidenciava as deficiências educacionais da época, e a Escola Normal passou a ser um espaço de distinção social e inovação pedagógica. As normalistas, muitas vezes anônimas, enfrentaram desafios para alcançar autonomia profissional e financeira num contexto em que a formação superior ainda não era obrigatória para a docência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Senyra Martins Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Escola normal | pt_BR |
dc.subject | Feminização do magistério | pt_BR |
dc.title | A feminização do magistério: uma análise do contexto paraibano no período de 1930 a 1960 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC (Jéssica Rayla) 06DEZ2024.pdf | PDF - Jéssica Rayla da Costa Figueiredo | 606.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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