Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33244
Título: | Uma análise do livro didático "Take action" a partir do ensino da competência oral em inglês |
Autor(es): | Santos Filho, João Batista dos |
Palavras-chave: | Livro didático Ensino de língua inglesa Competência linguística speaking |
Data do documento: | 19-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Estadual da Paraíba |
Resumo: | O presente trabalho se trata de uma investigação documental acerca de como a competência linguística speaking é ensinada em um livro didático de inglês. O objetivo geral desta pesquisa é investigar de que forma o speaking é/pode ser ensinado nas aulas de Língua Inglesa, tendo como base propostas de atividades do livro didático Take Action para o ensino médio. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e como procedimento foi adotado a análise documental de livros didáticos. Este trabalho é baseado nas reflexões de Bygate (1987) que fala sobre o medo dos alunos usarem competências orais em sala de aula, Celce-Murcia (2001) que traz ideias de como desenvolver a prática de speaking nos alunos, Perin (2005) que fala sobre o foco nos tópicos gramaticais, Harmer (2007) que aborda metodologias de ensino, Faraco (2017) que enfatiza o uso exagerado de gramática e a acomodação do professor, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC — 2017) sendo o documento que rege a educação básica brasileira e traz os conteúdos que cada série precisa cumprir. Ademais, as reflexões acerca de Materiais e Livros Didáticos estão baseados nos estudos de Grant (1987), Kramsh (1988) e Johns (1997); Orientações Gerais Para o Ensino Médio (OCEM — 1998), Bandeira (2009), Tomlinson (2012), Schram; Carvalho (2015) e por fim Silva e Souza (2024). A pesquisa mostra os desafios que professores e alunos encontram ao desenvolver essa competência, como, por exemplo, a desmotivação dos alunos, a timidez, no uso da fala, etc. Além disso, mostra como o livro didático Take Action (2021) aborda o speaking e propõe atividades complementares ao livro. |
Descrição: | SANTOS FILHO, J. B. Uma análise do livro didático "Take action" a partir do ensino da competência oral em inglês. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33244 |
Aparece nas coleções: | 2384 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc.final.pdf | PDF - João Batista dos Santos Filho | 855.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
biblioteca.uepb.edu.br_assinado2_assinado.pdf | Termo de depósito | 212.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.