Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3329
Título: O homem, o verme e a morte em Augusto dos Anjos
Autor(es): Silva, Josinaldo Monteiro da
Palavras-chave: Literatura brasileira
Poesia brasileira
Augusto dos Anjos
Data do documento: 3-Abr-2014
Resumo: Este trabalho propõe uma análise sobre alguns elementos analíticos e estéticos que caracterizam o pessimismo arraigado nos poemas, “O deus-verme” e “Vozes da morte”, de Augusto dos Anjos. Fazendo ainda, uma possível relação com certas peculiaridades da vida do poeta que influenciaram na constante presença de termos pessimistas em seus versos. Trazemos como suporte teórico, dentre outros, Pound (2006), Eliot (1991), Bosi (2000), Corrêa (2008), Prado (2011), os quais dialogam diretamente com as questões literárias aqui abordadas. Sendo assim, percebemos como o poeta se utiliza de vocábulos considerados estranhos por alguns críticos, para construir uma poesia que (res)significa, que contempla, dentre outros aspectos, seu constante descontentamento com a humanidade e repúdio às ações da sociedade em que vivia, possibilitando com isso, uma diversidade de interpretações de modo a provocar inquietações e estranhamento no leitor.
Descrição: SILVA, J. M. da. O homem, o verme e a morte em Augusto dos Anjos. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3329
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josinaldo Monteiro da Silva.pdfJosinaldo Monteiro da Silva546.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.