Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33299
Título: | Pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática de propósitos, estratégias pedagógicas e impactos no processo de ensino e de aprendizagem |
Autor(es): | Barros, Clécio de Sousa |
Palavras-chave: | Educação básica Pensamento computacional Revisão sistemática |
Data do documento: | 19-Nov-2024 |
Resumo: | A inclusão do Pensamento Computacional (PC) nas salas de aula pode trazer grandes avanços para a educação, pois possibilita que os estudantes desenvolvam diversas habilidades, como a capacidade de resolver problemas complexos, raciocínio lógico, abstração, entre outras. Este estudo destaca a importância de inserir o PC desde a educação básica, explorando as práticas pedagógicas para trabalhar as metodologias do PC com os alunos e como essas metodologias contribuem para o processo de aprendizagem. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) composta por 39 artigos publicados entre 2019 e 2023, nos repositório da SciELO - Brasil, IEEE Explore Digital Library, ACM Digital Library e Periodicos Capes. Os resultados mostram que o PC é essencial para preparar os alunos para a era digital, promovendo um aprendizado mais dinâmico e motivador. Além disso, as estratégias pedagógicas aplicadas, como a programação desplugada e a programação em blocos, demonstraram ser eficazes no desenvolvimento das habilidades dos estudantes, facilitando sua compreensão dos conceitos do PC. Essas habilidades ajudam os alunos a resolver problemas, desenvolver o pensamento crítico e integrar o PC a outras disciplinas. Assim, este estudo contribui para ampliar o entendimento sobre o papel do Pensamento Computacional na educação, oferecendo orientações para educadores e pesquisadores que desejam integrar essa abordagem em suas práticas pedagógicas. |
Descrição: | BARROS, Clécio de Sousa. Pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática de propósitos, estratégias pedagógicas e impactos no processo de ensino e de aprendizagem. 2024. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33299 |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 211.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC - Clécio de Sousa Barros.pdf | TCC - Clécio de Sousa Barros | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.