Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33299
Título: Pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática de propósitos, estratégias pedagógicas e impactos no processo de ensino e de aprendizagem
Autor(es): Barros, Clécio de Sousa
Palavras-chave: Educação básica
Pensamento computacional
Revisão sistemática
Data do documento: 19-Nov-2024
Resumo: A inclusão do Pensamento Computacional (PC) nas salas de aula pode trazer grandes avanços para a educação, pois possibilita que os estudantes desenvolvam diversas habilidades, como a capacidade de resolver problemas complexos, raciocínio lógico, abstração, entre outras. Este estudo destaca a importância de inserir o PC desde a educação básica, explorando as práticas pedagógicas para trabalhar as metodologias do PC com os alunos e como essas metodologias contribuem para o processo de aprendizagem. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) composta por 39 artigos publicados entre 2019 e 2023, nos repositório da SciELO - Brasil, IEEE Explore Digital Library, ACM Digital Library e Periodicos Capes. Os resultados mostram que o PC é essencial para preparar os alunos para a era digital, promovendo um aprendizado mais dinâmico e motivador. Além disso, as estratégias pedagógicas aplicadas, como a programação desplugada e a programação em blocos, demonstraram ser eficazes no desenvolvimento das habilidades dos estudantes, facilitando sua compreensão dos conceitos do PC. Essas habilidades ajudam os alunos a resolver problemas, desenvolver o pensamento crítico e integrar o PC a outras disciplinas. Assim, este estudo contribui para ampliar o entendimento sobre o papel do Pensamento Computacional na educação, oferecendo orientações para educadores e pesquisadores que desejam integrar essa abordagem em suas práticas pedagógicas.
Descrição: BARROS, Clécio de Sousa. Pensamento computacional na educação básica: uma revisão sistemática de propósitos, estratégias pedagógicas e impactos no processo de ensino e de aprendizagem. 2024. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33299
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito211.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Clécio de Sousa Barros.pdfTCC - Clécio de Sousa Barros1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.