Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Davi Miguel Franklim de-
dc.date.accessioned2024-12-12T14:24:23Z-
dc.date.available2024-12-12T14:24:23Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.other21. ed. CDD 004-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33304-
dc.descriptionALMEIDA, Davi Miguel Franklim de. Screening Programming: aplicação web para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico-matemático. 2024. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) — Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga e valida o desenvolvimento de um módulo do Screening Pro- gramming, projetado especificamente para mensurar habilidades de raciocínio lógico e matemático em estudantes de nível superior. Essas habilidades, essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, são especialmente importantes em cursos de exatas, onde a re- solução de problemas complexos e a realização de análises dedutivas são constantemente exigidas. Para assegurar a confiabilidade e a validade do módulo Screening Programming na avaliação dessas habilidades, aplicamos as abordagens da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TCT permitiu medir a consistência interna dos itens do teste por meio do coeficiente alfa de Cronbach, um indicador am- plamente aceito de confiabilidade, cujos altos valores sugerem uma forte correlação entre os itens, indicando que eles medem de forma coerente as habilidades propostas. Complementando a análise, aplicamos a TRI para explorar as propriedades psicométricas dos itens, avaliando parâmetros fundamentais como a dificuldade, a discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso. A dificuldade dos itens reflete o nível de habilidade necessário para respondê-los corretamente, enquanto a discriminação indica a capaci- dade dos itens de distinguir entre alunos com diferentes níveis de competência. Além disso, incluímos o parâmetro de acerto ao acaso para estimar a chance de um aluno de baixa habilidade acertar uma questão por adivinhação, garantindo que os itens estejam bem estruturados para minimizar esse efeito. Os resultados confirmam a validade e a precisão do instrumento para uso em contextos acadêmicos de nível superior, destacando sua aplicabilidade em avaliações de larga escala e em diferentes instituições. A análise psicométrica mostrou que os itens têm boa capacidade de discriminação e abrangem uma ampla gama de níveis de dificuldade, o que permite ao instrumento avaliar tanto alunos com habilidades avançadas quanto aqueles em fases iniciais de desenvolvimento. A alta consistência interna dos itens reforça a confiabilidade do instrumento, tornando-o uma ferramenta promissora para mensurar habilidades de raciocínio lógico e matemático de maneira precisa e adaptativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Jucelio Soares dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRaciocínio Lógico-Matemáticopt_BR
dc.subjectTeoria de Resposta ao Itempt_BR
dc.subjectTeoria Clássica dos Testespt_BR
dc.subjectConfiabilidadept_BR
dc.titleScreening Programming: Análise da confiabilidade do Executree Adventures na mensuração das habilidades cognitivas das funções executivaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Davi Miguel Franklim de Almeida.pdfTermo de Depósito202.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Davi Miguel Franklim de Almeida TCC.pdfTCC - Davi Miguel Franklim de Almeida917.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.