Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Davi Miguel Franklim de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T14:24:23Z | - |
dc.date.available | 2024-12-12T14:24:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33304 | - |
dc.description | ALMEIDA, Davi Miguel Franklim de. Screening Programming: aplicação web para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico-matemático. 2024. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) — Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga e valida o desenvolvimento de um módulo do Screening Pro- gramming, projetado especificamente para mensurar habilidades de raciocínio lógico e matemático em estudantes de nível superior. Essas habilidades, essenciais para o sucesso acadêmico e profissional, são especialmente importantes em cursos de exatas, onde a re- solução de problemas complexos e a realização de análises dedutivas são constantemente exigidas. Para assegurar a confiabilidade e a validade do módulo Screening Programming na avaliação dessas habilidades, aplicamos as abordagens da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TCT permitiu medir a consistência interna dos itens do teste por meio do coeficiente alfa de Cronbach, um indicador am- plamente aceito de confiabilidade, cujos altos valores sugerem uma forte correlação entre os itens, indicando que eles medem de forma coerente as habilidades propostas. Complementando a análise, aplicamos a TRI para explorar as propriedades psicométricas dos itens, avaliando parâmetros fundamentais como a dificuldade, a discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso. A dificuldade dos itens reflete o nível de habilidade necessário para respondê-los corretamente, enquanto a discriminação indica a capaci- dade dos itens de distinguir entre alunos com diferentes níveis de competência. Além disso, incluímos o parâmetro de acerto ao acaso para estimar a chance de um aluno de baixa habilidade acertar uma questão por adivinhação, garantindo que os itens estejam bem estruturados para minimizar esse efeito. Os resultados confirmam a validade e a precisão do instrumento para uso em contextos acadêmicos de nível superior, destacando sua aplicabilidade em avaliações de larga escala e em diferentes instituições. A análise psicométrica mostrou que os itens têm boa capacidade de discriminação e abrangem uma ampla gama de níveis de dificuldade, o que permite ao instrumento avaliar tanto alunos com habilidades avançadas quanto aqueles em fases iniciais de desenvolvimento. A alta consistência interna dos itens reforça a confiabilidade do instrumento, tornando-o uma ferramenta promissora para mensurar habilidades de raciocínio lógico e matemático de maneira precisa e adaptativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Jucelio Soares dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio Lógico-Matemático | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Resposta ao Item | pt_BR |
dc.subject | Teoria Clássica dos Testes | pt_BR |
dc.subject | Confiabilidade | pt_BR |
dc.title | Screening Programming: Análise da confiabilidade do Executree Adventures na mensuração das habilidades cognitivas das funções executivas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Davi Miguel Franklim de Almeida.pdf | Termo de Depósito | 202.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Davi Miguel Franklim de Almeida TCC.pdf | TCC - Davi Miguel Franklim de Almeida | 917.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.