Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Caroline Silva de-
dc.date.accessioned2024-12-16T13:53:05Z-
dc.date.available2024-12-16T13:53:05Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.otherCDD 658.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33372-
dc.descriptionSOUZA, Caroline Silva de. Simpsonizados: um estudo sobre o poder dos fãs no universo da franquia The Simpsons. 2024. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Cultura de Fãs tem se consolidado como um fenômeno central na era digital, remodelando as formas de consumo e interação entre público e franquias de entretenimento, particularmente em animações icônicas como The Simpsons. Este estudo pretende analisar, sob uma abordagem qualitativa, a influência da Cultura de fãs nas narrativas e estratégias de marketing e no desenvolvimento da série The Simpsons. Para isso, a metodologia aplicada integra a Análise de Discurso e a Netnografia, explorando a interação entre fãs e a série em fóruns online, redes sociais e plataformas de streaming. A coleta de dados inclui episódios de The Simpsons considerados relevantes por refletirem temas culturais e sociais, discussões em podcasts como “Eu Te Amo, Dr. Zaius”, entrevistas e reportagens sobre personagens emblemáticos e controversos, como Apu, além de materiais que exploram o fenômeno da Duff Beer. Essa combinação metodológica permitiu analisar a influência cultura de fãs nas narrativas e estratégias de marketing e no desenvolvimento da série The Simpsons, observando como os fãs reinterpretam, expandem e ressignificam aspectos da série, enquanto discutem em espaços digitais a cada episódio, personagem e tema. Os principais resultados indicam que a Cultura de Fãs não apenas amplia o vínculo afetivo e a fidelidade do público, mas também desafia os limites de controle narrativo da marca, evidenciando a necessidade de uma gestão equilibrada entre o engajamento dos fãs e a identidade da série. Embora essa participação ativa reforce o valor cultural de The Simpsons e promova sua difusão, também cria dilemas para a produção e manutenção da autenticidade, especialmente frente ao uso de estereótipos e à diversidade de interpretações que a série suscita. Conclui-se que o papel dos fãs como cocriadores oferece oportunidades valiosas para a franquia, mas exige cuidados estratégicos para sustentar uma relação produtiva e alinhada aos valores e à longevidade da marca.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Ohana Trajano Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCultura de fãspt_BR
dc.subjectThe Simpsonspt_BR
dc.subjectConvergência midiáticapt_BR
dc.titleSimpsonizados: um estudo sobre o poder dos fãs no universo da franquia The Simpsonspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito TCC.pdfTermo de depósito pdf575.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC Caroline Silva de Souza (1).pdfTCC Caroline.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.