Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria do Carmo Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T13:14:03Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T13:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33394 | - |
dc.description | SILVA, M. C. G. Reflexões acerca do conto de fadas como fator de letramento para a aquisição da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento de crianças é uma estratégia que vem se expandindo consideravelmente na educação básica. Objetiva-se com esse artigo de natureza teórica, tecer algumas considerações acerca do modo como a literatura infantil e, mais especificamente, os contos de fadas tradicionais, podem interferir nos processos de ensino-aprendizagem e letramento literário de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa, procedeu-se a um levantamento bibliográfico nas bibliotecas virtuais e bases de dados disponíveis na internet. Foram utilizadas as plataformas de pesquisa Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, tomando por base os seguintes descritores: educação infantil, literatura para crianças, alfabetização e letramento literário. Espera-se, ao fim dessa revisão integrada, obter um conjunto de pareceres e diagnósticos que permitam, como primeira fase para um futuro trabalho de campo, conhecer o potencial da literatura infantil e dos contos tradicionais como fatores influenciadores do processo de ensino-aprendizagem da leitura e compreensão de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Rosângela Maria Soares de Queiroz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Conto de fadas | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Reflexões acerca do conto de fadas como fator de letramento para a aquisição da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2383 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO Maria do Carmo Gomes Silva.pdf | PDF - Maria do Carmo Gomes Silva | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO ASSINATURA.pdf | Termo de depósito | 265.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.