Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria do Carmo Gomes-
dc.date.accessioned2024-12-17T13:14:03Z-
dc.date.available2024-12-17T13:14:03Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33394-
dc.descriptionSILVA, M. C. G. Reflexões acerca do conto de fadas como fator de letramento para a aquisição da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO uso da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento de crianças é uma estratégia que vem se expandindo consideravelmente na educação básica. Objetiva-se com esse artigo de natureza teórica, tecer algumas considerações acerca do modo como a literatura infantil e, mais especificamente, os contos de fadas tradicionais, podem interferir nos processos de ensino-aprendizagem e letramento literário de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa, procedeu-se a um levantamento bibliográfico nas bibliotecas virtuais e bases de dados disponíveis na internet. Foram utilizadas as plataformas de pesquisa Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, tomando por base os seguintes descritores: educação infantil, literatura para crianças, alfabetização e letramento literário. Espera-se, ao fim dessa revisão integrada, obter um conjunto de pareceres e diagnósticos que permitam, como primeira fase para um futuro trabalho de campo, conhecer o potencial da literatura infantil e dos contos tradicionais como fatores influenciadores do processo de ensino-aprendizagem da leitura e compreensão de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Rosângela Maria Soares de Queirozpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleReflexões acerca do conto de fadas como fator de letramento para a aquisição da leitura nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:2383 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO Maria do Carmo Gomes Silva.pdfPDF - Maria do Carmo Gomes Silva1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO ASSINATURA.pdfTermo de depósito265.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.