Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Mailson de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-12-22T12:27:44Z-
dc.date.available2024-12-22T12:27:44Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33446-
dc.descriptionBRANDÃO,Mailson de Oliveira. Um relato de experiência vivenciado a partir do PIBID: o uso do bitmoji nas aulas de língua inglesa. 2024. 55f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDurante a formação docente é essencial validar e aplicar os conhecimentos obtidos durante o processo formativo. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona experiências práticas para os futuros docentes, fortalecendo a relação entre ensino, teoria e prática. Inserido nesse contexto, destaca-se a integração das ferramentas tecnológicas digitais para o ensino de uma segunda língua, ao considerar a relevância de práticas pedagógicas integradas à realidade tecnológica atual. Dito isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar um relato de experiências vividas durante o PIBID do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus III. Especificamente, objetiva-se i) posicionar-se criticamente sobre os impactos das atividades no PIBID para a formação inicial do autor, ii) detalhar uma intervenção aplicada nas aulas de LI, para uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental, utilizando-se do recurso tecnológico: Bitmoji e iii) ressaltar a importância das ferramentas tecnológicas para o ensino da LI. Para tanto, nos embasamos em estudos como os de Moran (2013), Santos et al., (2013), Souza e Ferrão (2024), dentre outros estudiosos, além da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2017). No que tange à metodologia, este trabalho caracteriza-se como qualitativo e intervencionista do tipo relato de experiência, uma vez que, além de refletir sobre o ensino de inglês como língua franca (ILF), detalha-se, também, uma intervenção desenvolvida em aulas de LI. Nessa direção, consideramos que o PIBID desempenhou um papel crucial na formação do futuro educador, oferecendo a oportunidade de integrar teoria e prática em um ambiente real de sala de aula. Além disso, a intervenção aplicada, e detalhada neste estudo, foi bem recebida pelos estudantes, os quais demonstraram maior interesse e autonomia no aprendizado, o que reafirma o papel das tecnologias digitais em criar ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Mariane dos Santos Monteiro Duartept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleUm relato de experiência vivenciado a partir do PIBID: o uso do bitmoji nas aulas de língua inglesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mailson de Oliveira BrandaoTCC - Mailson de Oliveira Brandao1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito235.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.