Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Maria das Gracas Silva de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-12-22T12:37:03Z-
dc.date.available2024-12-22T12:37:03Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.issnCDD 839.81-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33447-
dc.descriptionSOARES, Maria das Graças Silva de Oliveira.A inserção de narrativas ativas no ensino fundamental: trabalhando a oralidade a partir de “O Soldadinho de Chumbo”, de Hans Cristian Andersen. 2024. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Tendo como foco o desenvolvimento da oralidade e das competências linguísticas no ensino fundamental, o presente artigo tem como objetivo geral discutir os resultados de um projeto de leitura realizado com alunos do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola particular da cidade de Guarabira/PB. O referido projeto teve como ponto de partida a utilização do método de narrativa ativa a partir da obra “O Soldadinho de Chumbo”, de Hans Christian Andersen. O principal intuito dessa intervenção foi enriquecer o aprendizado linguístico, promovendo não apenas a habilidade de decodificação e interpretação, mas também a participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de leitura. Além disso, visou o desenvolvimento da oralidade dos estudantes no sentido de aprimorar a capacidade de criticar e se posicionar diante de diferentes situações discursivas expostas ao longo do projeto. Para tanto, a metodologia adotada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa interpretativista e de cunho descritivo, pois além de relatar o passo a passo da intervenção pedagógica, que incluiu leitura compartilhada e dramatização da narrativa, discute e interpreta os resultados alcançados à luz do aporte teórico selecionado neste trabalho. Nesse viés, utilizamos os conceitos de desenvolvimento linguístico e comunicativo propos- tos por Vygotsky (2008), Bakhtin (2011), Antunes (2003), dentre outros, além dos direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Os resultados da aplicação do método de narrativa ativa no ensino fundamental sinalizaram um desenvolvimento significativo da oralidade dos alunos, bem como no trabalho em equipe, evidenciando o potencial dessa metodologia para o aprimoramento das competências linguísticas de forma mais ampla e produtiva no contexto escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Karla Valéria Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNarrativas ativaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFundamentalpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectLinguísticopt_BR
dc.titleA inserção de narrativas ativas no ensino fundamental: trabalhando a oralidade a partir de "O Soldadinho de Chumbo", de Hans Cristian Andersenpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria das Gracas Silva de Oliveira SoaresTCC - Maria das Gracas Silva de Oliveira Soares870.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito489.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.