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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33472
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Douglas Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T11:51:22Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T11:51:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
dc.identifier.other | 428.007 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33472 | - |
dc.description | SILVA, Douglas Souza da. Implementações de novas metodologias ativas para o ensino da língua inglesa no período pós-pandemia: particularidades e desafios. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante a pandemia do Covid-19, com o processo de (re)adaptação as novas condições educacionais, as metodologias ativas ganharam ainda mais espaço, surgindo como uma alternativa complementar e facilitadora no ensino, possibilitando interação e protagonismo em sala. As metodologias ativas têm se mostrado essenciais para engajar alunos e promover maior autonomia na aprendizagem, especialmente após o período de ensino remoto, que exigiu novas abordagens para a educação. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades e desafios da Implementação de Metodologias ativas no ensino da Língua Inglesa no ensino pós-pandemia do Covid 19, tomando como base o trabalho desenvolvido na Escola Cidadã Integral Dom Marcelo Pinto Carvalheira, que oferta, dentre outros, o curso técnico em informática, cabendo destacar as contribuições dos autores como Martins (2020), Prensky (2003) e Silva (2021) nesta pesquisa. A metodologia aplicada inclui uma pesquisa bibliográfica, complementada por uma abordagem quali-quantitativa. Foram aplicados questionários pelo Google Forms, envolvendo 41 alunos de 1ª a 3ª séries e o professor de inglês da escola. Os resultados apontaram que, segundo os alunos e o professor, as metodologias ativas são eficazes para o aprendizado do inglês, contribuindo para uma maior participação dos estudantes e tornando o aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade prática. Além disso, o estudo identificou a necessidade de infraestrutura tecnológica e formação continuada dos docentes para uma implementação mais eficiente dessas metodologias. Conclui-se que as metodologias ativas são promissoras para o ensino de inglês no contexto técnico, sendo necessário investir em recursos e adaptações que alinhem o conteúdo do idioma às necessidades profissionais dos alunos, especialmente aqueles da área de informática. Recomenda-se, ainda, a realização de pesquisas futuras sobre o impacto dessas metodologias em outros cursos técnicos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, de modo a ampliar as práticas pedagógicas no cenário educacional pós-pandêmico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Luana Anastácia Santos de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Pós-pandemia | pt_BR |
dc.title | Implementações de novas metodologias ativas para o ensino da língua inglesa no período pós-pandemia: particularidades e desafios | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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