Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Douglas Souza da-
dc.date.accessioned2025-01-06T11:51:22Z-
dc.date.available2025-01-06T11:51:22Z-
dc.date.issued2024-12-26-
dc.identifier.other428.007-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33472-
dc.descriptionSILVA, Douglas Souza da. Implementações de novas metodologias ativas para o ensino da língua inglesa no período pós-pandemia: particularidades e desafios. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDurante a pandemia do Covid-19, com o processo de (re)adaptação as novas condições educacionais, as metodologias ativas ganharam ainda mais espaço, surgindo como uma alternativa complementar e facilitadora no ensino, possibilitando interação e protagonismo em sala. As metodologias ativas têm se mostrado essenciais para engajar alunos e promover maior autonomia na aprendizagem, especialmente após o período de ensino remoto, que exigiu novas abordagens para a educação. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades e desafios da Implementação de Metodologias ativas no ensino da Língua Inglesa no ensino pós-pandemia do Covid 19, tomando como base o trabalho desenvolvido na Escola Cidadã Integral Dom Marcelo Pinto Carvalheira, que oferta, dentre outros, o curso técnico em informática, cabendo destacar as contribuições dos autores como Martins (2020), Prensky (2003) e Silva (2021) nesta pesquisa. A metodologia aplicada inclui uma pesquisa bibliográfica, complementada por uma abordagem quali-quantitativa. Foram aplicados questionários pelo Google Forms, envolvendo 41 alunos de 1ª a 3ª séries e o professor de inglês da escola. Os resultados apontaram que, segundo os alunos e o professor, as metodologias ativas são eficazes para o aprendizado do inglês, contribuindo para uma maior participação dos estudantes e tornando o aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade prática. Além disso, o estudo identificou a necessidade de infraestrutura tecnológica e formação continuada dos docentes para uma implementação mais eficiente dessas metodologias. Conclui-se que as metodologias ativas são promissoras para o ensino de inglês no contexto técnico, sendo necessário investir em recursos e adaptações que alinhem o conteúdo do idioma às necessidades profissionais dos alunos, especialmente aqueles da área de informática. Recomenda-se, ainda, a realização de pesquisas futuras sobre o impacto dessas metodologias em outros cursos técnicos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, de modo a ampliar as práticas pedagógicas no cenário educacional pós-pandêmico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Luana Anastácia Santos de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPós-pandemiapt_BR
dc.titleImplementações de novas metodologias ativas para o ensino da língua inglesa no período pós-pandemia: particularidades e desafiospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Douglas Souza da SilvaTCC - Douglas Souza da Silva430.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito341.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.