Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33473
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabral, Priscila Rosa Cândido | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T12:12:14Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T12:12:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33473 | - |
dc.description | CABRAL, Priscila Rosa Cândido. Educação bilíngue: a aprendizagem da língua portuguesa na modalidade escrita pelo aluno surdo. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa sobre a educação bilíngue dialoga acerca da proposta de aprendizagem da língua portuguesa como L2, na modalidade escrita pelo aluno surdo. A reflexão destaca a importância de metodologias e estratégias educacionais que valorizem as especificidades do sujeito. Para responder nosso questionamento, delimitamos como objetivo principal da pesquisa promover uma análise sobre o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita para o aluno surdo utilizando a perspectiva bilíngue, considerando materiais didáticos e metodologias pedagógicas que respeitem as especificidades linguística e cultural. Definimos a partir dos objetivos específicos o caminho a ser percorrido mostrando a trajetória histórica da educação bilíngue para surdos, em seguida apresentando estratégias de aprendizagem da escrita da língua portuguesa e por fim, propomos uma reflexão sobre o processo de aprendizagem relacionada à segunda língua, a LP para surdos. A ideia central está nas práticas pedagógicas, que exploram a aprendizagem da escrita em português através de recursos visuais. A metodologia utilizada para o estudo deste artigo se baseou em uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de materiais já publicados, que nos oferecem um melhor embasamento. Priorizamos pela busca de artigos em periódicos nacionais em língua portuguesa, através do Google Acadêmico e portal do CAPES. O estudo foi realizado através dos descritores: pedagogia visual, estratégias de ensino de LP para surdos, verbo visualidade e ensino da língua portuguesa na modalidade escrita para surdos. A pesquisa apontou que a aprendizagem da segunda língua pelo aluno surdo precisa considerar os aspectos visuais, linguísticos e culturais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francyllayans Karla da Silva Fernandes | - |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem L2 | pt_BR |
dc.title | Educação bilíngue: a aprendizagem da língua portuguesa na modalidade escrita pelo aluno surdo. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EALOE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Priscila Rosa Cânsa Cândido Cabral | TCC - Priscila Rosa Cândido Cabral | 299.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 101.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.