Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChaves, Livia Thaynara Macena-
dc.date.accessioned2025-01-06T12:42:10Z-
dc.date.available2025-01-06T12:42:10Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.otherCDD 428.076-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33474-
dc.descriptionCHAVES, Lívia Thaynara Macena. A leitura em língua inglesa e o texto literário multissemiótico: uma proposta didática sob as lentes da semiologia e dos multiletramentos. 2024 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em aquisição da linguagem oral e escrita) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, objetivamos apresentar uma proposta didática a partir da reflexão sobre os multiletramentos no ensino, com foco no eixo da leitura, proposta particularmente voltada à disciplina de Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental. A fim de cumprirmos tal objetivo, organizamos este artigo em três seções além da introdução e das considerações finais. Na segunda seção, filiamo-nos à teoria da linguagem de Émile Benveniste, mais particularmente às suas teorizações semiológica e enunciativa (Benveniste, 2005, 2006, 2014), bem como a estudos em aquisição de linguagem realizados a partir do pensamento benvenistiano (Silva; Oliveira, 2023; Oliveira, 2022, 2024; Machado, 2013), com vistas a debatermos sobre a relação entre o verbal e o não verbal na aquisição/aprendizagem de uma segunda língua. Na terceira seção, dialogamos com referenciais da educação linguística e literária ao abordarmos os conceitos de letramento (Soares, 2009), multiletramentos (Rojo, 2012) e letramento literário (Cosson, 2009). Na quarta seção, apresentamos uma proposta didática voltada à disciplina de Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental e centrada no gênero textual graphic novel, mais precisamente em uma HQ produzida em inglês e intitulada Nimona, obra de Nate Diana Stevenson. Em termos de desdobramentos, vislumbramos horizontes pedagógicos e horizontes acadêmicos, os quais se nos descortinam no ponto de chegada desta pesquisa. Quanto aos horizontes pedagógicos, projetamos a possibilidade de uma sequência básica que, diferentemente daquela aqui proposta (voltada à prática de leitura/reading), seja direcionada à prática de escrita/writing em língua inglesa. Quanto aos horizontes acadêmicos, projetamos a possibilidade de um estudo que analise produções enunciativas de locutores-alunos em inglês como segunda língua à luz dos estudos aquisicionais de orientação benvenistiana.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Giovane Fernandes Oliveira.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectSegunda línguapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.titleA leitura em língua inglesa e o texto literário multissemiótico: uma proposta didática sob as lentes da semiologia e dos multiletramentos.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EALOE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lívia Thaynara Macena ChavesTCC - Lívia Thaynara Macena Chaves1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito221.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.