Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Lislayne da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-13T12:17:45Z-
dc.date.available2025-01-13T12:17:45Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33493-
dc.descriptionMELO, Lislayne da Silva. A inclusão escolar dos alunos com deficiência física: reflexões sobre a acessibilidade. 2024. 43f. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho foi refletir sobre os desafios da inclusão escolar dos alunos com deficiência física. Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração do trabalho estão fundamentados em uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, discutindo as principais contribuições de autores, escritos e legislações que dissertam sobre a presente temática, com destaque para Mazzota (2006), Sassaki (2006), Campos; Martins (2008), Fernandes (2013), Freitas; Teixeira; Rech (2016), Araújo (2018), Belther (2017), Castro et al. (2018) e Machado (2020). Os resultados obtidos demonstram que múltiplos são os desafios que integram os objetivos da educação inclusiva no Brasil. Conforme as discussões e autores abordados no decorrer do trabalho, a inclusão escolar não ocorre apenas com a garantia de acesso dos alunos com deficiência nas escolas, mas, sim, com o fornecimento da estrutura e das condições necessárias de acesso, locomoção e aprendizagem. Conclui-se que no caso dos alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida, a presença de rampas de acesso e passeio, elevadores, banheiros adaptados, estacionamento específico, corrimãos, piso antiderrapante, sinais sonoros, corredores largos, entre outros requisitos que compõem as dimensões de acessibilidade são fatores preponderantes para que os discentes possam desenvolver sua aprendizagem, obtendo segurança e conforto no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mayanne Júlia Tomaz Freitaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.titleA inclusão escolar dos alunos com deficiência física: reflexões sobre a acessibilidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lislayne da Silva MeloTCC - Lislayne da Silva Melo671.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito679.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.