Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3353
Título: Reflexões sobre o agir docente na voz de uma professora de língua inglesa: um liame entre o trabalho prescrito e o realizado
Autor(es): Albuquerque, Elaine Cristina Galvão de
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo
Ergonomia do trabalho
Semântica do agir
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: Este artigo tem por objetivo geral apresentar a abordagem do Interacionismo sociodiscursivo para a análise do agir de uma professora da língua inglesa. Para tanto, exporemos, primeiramente, a definição do que é o interacionismo sociodiscursivo dentro do quadro mais amplo do interacionismo social, apontando seus eixos de pesquisa, em seguida, o que é a Clínica da atividade, em especial, à luz dos conceitos oriundos das Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; FAITA, 2002; 2004). Adotamos a autoconfrontação simples, como uma das técnicas de se coletar dados para analisarmos o trabalho, dessa forma, constituindo nosso corpus, de investigação. Em seguida, apresentaremos o modelo de análise textual proposto por Bronckart (1999, 2004, 2006, 2008), dentro do quadro teórico-metodológico do Interacionismo sociodiscursivo para a análise de textos, abrangendo desde o contexto de produção textual até a análise de unidades linguísticas menores, visando mostrar a importância do agir docente, enquanto protagonista da sua própria ação. A pesquisa foi realiza com uma professora que atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Antônio de Aquino, situada no município de Mulungu, no agreste da Paraíba.
Descrição: ALBUQUERQUE, E. C. G. de. Reflexões sobre o agir docente na voz de uma professora de língua inglesa: um liame entre o trabalho prescrito e o realizado. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3353
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Cristina Galvão de Albuquerque.pdfElaine Cristina Galvão de Albuquerque773.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.