Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3354
Título: The kill de 30 seconds to mars e O iluminado de Stephen King: literatura, cinema e videoclipe
Autor(es): Silva Júnior, Luiz Oliveira da
Palavras-chave: Literatura inglesa
Cinema
Semiótica
Data do documento: 7-Abr-2014
Resumo: O presente artigo visa abordar o processo de tradução entre o livro O Iluminado, escrito em 1977 por Stephen King e suas traduções visuais, a versão cinematográfica homônima de 1980 e o videoclipe The Kill, tradução da canção de mesmo nome de autoria da banda 30 Seconds to Mars. A partir dos princípios da tradução intersemiótica, serão apontados pontos os quais demonstram claramente que a obra literária de King serviu como fio condutor para a tradução nos dois meios midiáticos em sua busca por reproduzir a historia do enredo principal. Serão abordadas também, as diferenças e soluções adotadas por cada um para tornar a seqüência dos vídeos original e diferente da do livro, sem afastar-se, porém, do enredo original, usufruindo da liberdade de tradução Para isso utilizaremos imagens capturadas de ambos e a partir delas será desenvolvida a análise, utilizando os pressupostos da tradução intersemiótica. Como embasamento teórico serão utilizados escritos de teóricos como Julio Plaza (1987), Phillipe Dubois (2004), Roy Armes (1999), afim de fornecer referencial teórico satisfatório ao trabalho proposto.
Descrição: SILVA JÚNIOR, L. O. da. The kill de 30 seconds to mars e O iluminado de Stephen King: Literatura, cinema e videoclipe. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3354
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Oliveira da Silva Junior.pdfLuiz Oliveira da Silva Junior614.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.