Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/336
Título: A influência da capacidade funcional no estresse em idosos
Autor(es): Silva, Hermesson Daniel Medeiros da
Palavras-chave: Capacidade funcional
Idoso
Estresse
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo averiguar o grau de comprometimento funcional dos idosos, o nível de estresse e os eventos estressantes mais frequentes, além de compreender a influência que a funcionalidade exerce sobre o estresse. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a Medida de Independência Funcional (MIF), o Inventário de Eventos de Vida Estressantes para Idosos (Elders Life Stress Inventory - ELSI) e um questionário sociodemográfico. A análise dos dados foi realizada por meio do software estatístico SPSS e consistiram em procedimentos descritivos, correlação bivariada e regressão linear simples. Participaram do estudo 210 idosos de ambos os sexos (68,4% mulheres; 31,6% homens) com média de idade de 74 anos (Mín = 65; Máx = 96; DP = 7,7). Quanto ao estado civil 47% dos idosos declararam ser casados ou viviam com companheiro(a) e 37,2% eram viúvos(as). Observou-se que os idosos estavam com a capacidade funcional preservada. Houve correlação da independência funcional com as variáveis idade e escolaridade. No que se refere ao estresse, os idosos experenciaram em média 5 eventos estressantes. Os mais frequentes foram: “morte de um amigo”, “perda de memória” e “doença ou queda”. Os eventos “morte do esposo/a”, “institucionalização do esposo/a” e “morte de um filho ou filha” foram os eventos mais estressantes quanto a intensidade. Averiguose que a independência funcional exerce influência sobre o estresse. O trabalho destaca a importância de políticas públicas que possibilitem a manutenção e prevenção da capacidade funcional dos idosos através de uma equipe multidiciplinar.
Descrição: SILVA, H. D. M. da. A influência da capacidade funcional no estresse em idosos. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/336
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hermesson Daniel Medeiros da Silva.pdfHermesson Daniel Medeiros da Silva426.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.