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dc.contributor.authorFreitas, Hortência Andrade de-
dc.date.accessioned2025-03-13T14:45:39Z-
dc.date.available2025-03-13T14:45:39Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.other21. ed. CDD 658.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33682-
dc.descriptionFREITAS, Hortência Andrade de. Estratégias de marketing e a influência na decisão de compra dos consumidores de um supermercado no sertão da paraíba. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEm um mercado cada vez mais competitivo, compreender as influências do marketing sobre as decisões de compra dos consumidores é crucial para o sucesso e a fidelização dos clientes. O presente trabalho busca identificar de que forma as estratégias de marketing adotadas pelo supermercado afetam as escolhas de compra dos clientes? Com o propósito de abordar essa questão, propomos os seguintes objetivos: compreender as estratégias de marketing e sua relação na decisão de compra dos consumidores de um supermercado. Específicos – a) Identificar quais as estratégias de marketing utilizadas pelo supermercado; b) Identificar quais estratégias possuem maior influência sobre as decisões de compras dos consumidores do supermercado; c) Elencar os principais fatores e motivações que levam o consumidor a efetuar a compra.A pesquisa foi planejada com caráter descritivo e exploratório, empregando uma abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas, com sete clientes, todos residentes da cidade onde o supermercado está localizado. As entrevistas foram realizadas para investigar os hábitos de consumo e frequência de visitas ao supermercado, com base em características como idade, sexo, estado civil, renda e composição familiar. Com duração média de 20 a 30 minutos cada, abrangendo 15 perguntas abertas. Após as entrevistas, os dados foram tabulados e as principais tendências e padrões nas respostas dos participantes foram organizados. Em seguida, iniciou-se a análise interpretativa dos dados, permitindo a identificação de insights e conclusões relevantes. Destacaram-se, especialmente, os principais fatores que influenciam o comportamento dos consumidores no supermercado e a eficácia das estratégias de marketing. Essa análise proporcionou uma compreensão aprofundada do público-alvo e das dinâmicas do mercado, fornecendo informações valiosas para embasar a tomada de decisões estratégicas. Os resultados indicam que promoções, disposição estratégica de produtos e atendimento são fatores-chave na decisão de compra, com destaque para o impacto das ofertas e programas de fidelização na atração e retenção dos consumidores. Como conclusões, tem-se que estratégias de marketing direcionadas, como promoções regulares e uma comunicação alinhada às preferências dos consumidores, são fundamentais para fortalecer o vínculo com os clientes e aumentar a competitividade no setor supermercadista. Para pesquisas futuras poderiam expandir a análise para incluir uma comparação entre diferentes supermercados da mesma região, possibilitando uma avaliação mais ampla das estratégias de marketing e seu impacto na concorrência localpt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Bruna Cordeiro de Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstratégias de marketingpt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.titleEstratégias de marketing e a influencia na decisão de compras dos consumidores de um supemercado no sertão da paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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