Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33772
Título: Diversidade taxonômica de Polyplacophora (Mollusca) do litoral paraibano
Autor(es): Parente, Kayke Rabêlo
Palavras-chave: Taxonomia
Inventário
Coleções Biológicas
Quítons
Data do documento: 13-Nov-2024
Citação: Parente; Avelino; Dias, 2024
Resumo: A escassez de especialistas e de trabalhos científicos referentes aos quítons (Mollusca, Polyplacophora) é refletida nas lacunas de conhecimento sobre o grupo no Brasil, e agrava-se para o estado da Paraíba. Estes animais são exclusivamente marinhos, ocorrendo desde zonas entremarés até a zona hadal, onde se movimentam preferencialmente sob substratos consoli- dados. Assim, este trabalho, com teor inédito para o Nordeste, objetivou inventariar a biodi- versidade de quítons e disponibilizar descrições morfológicas, figuras dos espécimes no am- biente, bem como em microscopia eletrônica, contribuindo para o conhecimento da biodiver- sidade marinha. Os espécimes examinados encontram-se depositados na Coleção de Referên- cia de Mollusca do Laboratório de Biologia Marinha (LBMar), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e na Coleção de Invertebrados Marinhos Paulo Young, da Universidade Fe- deral da Paraíba (UFPB). A partir do material analisado, foram identificadas 15 espécies per- tencentes à 5 famílias e 7 gêneros, resultando em um aumento de 87,5% para a biodiversidade de poliplacóforos do litoral paraibano. Nove espécies constituem novos registros para o litoral da Paraíba: Acanthochitona ciroi, Acanthochitona pygmaea, Lepidochitona rosea, Callisto- chiton righii, Ischnoplax incurvata, Ischnoplax edwini, Stenoplax kempfi e Stenoplax purpu- rascens. Além disso, Chaetopleura angulata teve seu primeiro registro para a região Nordes- te. Dessa forma, o grupo que anteriormente era negligenciado em estudos taxonômicos, passa a ter uma das maiores riquezas de espécies registradas para um litoral de estado nordestino. Isto revela a necessidade de se fortalecerem as pesquisas taxonômicas sobre a classe em todo o litoral brasileiro.
Descrição: PARENTE, Kayke Rabêlo. Diversidade taxonômica de Polyplacophora (Mollusca) do litoral paraibano. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33772
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.Kayke Rabêlo Parente.pdfTCC - Kayke Rabêlo Parente3.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito .pdfPDF - Termo de Depósito103.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.