Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, José Augusto-
dc.date.accessioned2025-05-20T16:11:43Z-
dc.date.available2025-05-20T16:11:43Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33822-
dc.descriptionOLIVEIRA, José Augusto. análise de sentimentos nos relatos dos estagiários dp curso de licenciatura em Matemática. 2025. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO Estágio Supervisionado I é um componente curricular essencial na formação inicial dos futuros docentes em Matemática, pois é nesse estágio que o graduando tem contato com seu futuro ambiente de trabalho. Nesse sentido, o Estágio Supervisionado I é de suma importância nos cursos de graduação em Licenciatura em Matemática. Este trabalho tem por objetivo analisar os sentimentos expressos pelos estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a fim de compreender o impacto dessa experiência na formação docente. Os dados coletados são provenientes dos relatos de experiências dos alunos que cursaram o Estágio Supervisionado I nos anos de 2023 e 2024, no curso de Licenciatura em Matemática da UEPB. Para tanto, utilizaram-se os métodos de pesquisa qualitativa, com foco na análise de sentimentos e mineração de texto aplicada aos relatórios dos estagiários, empregando o software R para identificar padrões, palavras mais frequentes e correlações entre os relatos. Os resultados indicam que, apesar do nervosismo inicial, todos os 20 participantes da pesquisa (todos os alunos que participaram da disciplina de Estágio Supervisionado) relataram sentimentos positivos ao final do estágio. Elementos como a interação com os alunos, a experiência prática e a adaptação às realidades da sala de aula foram destacadas como fundamentais para o crescimento profissional. Com isso, este estudo contribui para que futuros estagiários tenham uma visão mais clara do que esperar dessa experiência, ajudando-os a encarar essa etapa com mais confiança e preparação. Além disso, reforça a importância do estágio como um momento de aprendizado essencial, que vai além de um simples requisito curricular, desempenhando um papel significativo na formação de professores mais preparados e engajados com a docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Josevandro Barros Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectSentimentospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAnálise de sentimentos nos relatos dos estagiários do curso de licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jose Augusto OliveiraTCC - Jose Augusto Oliveira712.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito161.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.