Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes Júnior, Erickson Ronielle de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T15:57:40Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T15:57:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33904 | - |
dc.description | LOPES JÚNIOR, Erickson Ronielle de Sousa. Educação matemática inclusiva junto a estudantes com surdez: em cena o ensino de geometria mediado por origamis. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar o ensino de geometria mediado pela prática de origamis, buscando uma abordagem inclusiva voltada a estudantes com surdez no contexto da educação matemática. A proposta se fundamenta na necessidade de metodologias que promovam a acessibilidade e a compreensão do conteúdo matemático para alunos surdos, considerando as especificidades da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um recurso facilitador. Ao introduzir o origami como ferramenta pedagógica, o estudo visa explorar como a construção de figuras geométricas pode ser utilizada para consolidar conceitos de forma visual e tátil, além de promover a interação e o engajamento dos estudantes na aprendizagem. A pesquisa se desenvolve em um ambiente escolar inclusivo e adota uma abordagem qualitativa, baseada na observação e análise das interações dos alunos durante a realização das atividades. Os resultados esperados incluem uma compreensão ampliada dos conceitos geométricos e uma maior autonomia dos estudantes surdos no aprendizado matemático, além de evidenciar a importância da mediação de práticas visuais e interativas no ensino inclusivo de matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Assistivas | pt_BR |
dc.title | Educação matemática inclusiva junto a estudantes com surdez: em cena o ensino de geometria mediado por origamis | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Erickson Ronielle de Sousa Lopes Júnior | TCC - Erickson Ronielle de Sousa Lopes Júnior | 849.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 250.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.