Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes Júnior, Erickson Ronielle de Sousa-
dc.date.accessioned2025-05-27T15:57:40Z-
dc.date.available2025-05-27T15:57:40Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33904-
dc.descriptionLOPES JÚNIOR, Erickson Ronielle de Sousa. Educação matemática inclusiva junto a estudantes com surdez: em cena o ensino de geometria mediado por origamis. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar o ensino de geometria mediado pela prática de origamis, buscando uma abordagem inclusiva voltada a estudantes com surdez no contexto da educação matemática. A proposta se fundamenta na necessidade de metodologias que promovam a acessibilidade e a compreensão do conteúdo matemático para alunos surdos, considerando as especificidades da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um recurso facilitador. Ao introduzir o origami como ferramenta pedagógica, o estudo visa explorar como a construção de figuras geométricas pode ser utilizada para consolidar conceitos de forma visual e tátil, além de promover a interação e o engajamento dos estudantes na aprendizagem. A pesquisa se desenvolve em um ambiente escolar inclusivo e adota uma abordagem qualitativa, baseada na observação e análise das interações dos alunos durante a realização das atividades. Os resultados esperados incluem uma compreensão ampliada dos conceitos geométricos e uma maior autonomia dos estudantes surdos no aprendizado matemático, além de evidenciar a importância da mediação de práticas visuais e interativas no ensino inclusivo de matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectTecnologias Assistivaspt_BR
dc.titleEducação matemática inclusiva junto a estudantes com surdez: em cena o ensino de geometria mediado por origamispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Erickson Ronielle de Sousa Lopes JúniorTCC - Erickson Ronielle de Sousa Lopes Júnior849.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito250.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.