Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33932
Título: | Concepções de professores sobre questões sociocientífica e seu uso no processo de ensino na educação basica |
Autor(es): | Monteiro, Davi Morais |
Palavras-chave: | Ensino de Química Educação CTSA Questões sociocientíficas |
Data do documento: | 22-Nov-2024 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como os participantes da pesquisa compreendem a integração das Questões Socio-científicas (QSC) no ensino de Química no ensino médio, destacando seus impactos no desenvolvimento de habilidades críticas e na formação de cidadãos conscientes e engajados. A fundamentação teórica aborda a evolução das QSC dentro do contexto da Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que conecte a ciência a problemas sociais, éticos e ambientais contemporâneos. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso realizado na Escola Cidadã Integral Professor Raul Córdula, localizada em Campina Grande - PB. Participaram do estudo dez professores da rede estadual de ensino, os quais a análise dos dados foi realizada com base nas respostas dos questionários estruturados em questões socio-cientifica?, que abordaram temas como formação continuada, tempo de atuação em sala de aula, compreensão das QSC, formação específica para trabalhar com QSC, utilização de materiais didáticos que abordam QSC, preparação para planejar aulas com QSC e percepção da importância das QSC no ensino. Os dados indicaram que todos os professores reconhecem a importância das QSC para a formação dos alunos, embora 100% relatem a falta de capacitação contínua oferecida pela instituição. Dessa forma, conclui-se que a incorporação das QSC no ensino de Química é essencial para uma educação mais contextualizada e significativa, que prepara os alunos para enfrentar os desafios sociais, ambientais e éticos do mundo contemporâneo. Para que essa integração seja efetiva, é fundamental que haja um compromisso institucional com a formação contínua dos professores e o fornecimento de materiais didáticos adequados. |
Descrição: | MONTEIRO, Davi Morais. Concepções de professores sobre questões sociocientífica e seu uso no processo de ensino na Educação Básica. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33932 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Davi Morais Monteiro | TCC - Davi Morais Monteiro | 457.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.