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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33983
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Rayane Alfredo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T19:28:32Z | - |
dc.date.available | 2025-06-10T19:28:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33983 | - |
dc.description | SILVA, Rayane Alfredo da. Práticas educativas de animações infantil e suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças: uma análise dos filmes Divertida mente. 2025. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo desses últimos anos, tornou-se mais frequente a produção de filmes de animações que apresentam um componente emocional, podendo impactar diretamente no desenvolvimento de crianças. Frente a isso, construímos como pergunta de pesquisa: como se desenvolvem as práticas educativas em animações infantis e quais são suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças? Dessa forma, o estudo possui como objetivo geral analisar como se desenvolvem as práticas educativas de animações infantis e suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças. A partir desse objetivo, tem-se como objetivos específicos analisar as características da prática educativa das animações infantis e identificar as contribuições das animações infantis para o desenvolvimento emocional de crianças. Para atender a esses objetivos, essa pesquisa se vincula às perspectivas teóricas de autores como Melo (2014), Franco (2012), Freire (1996), e Zabala (2008), para refletir sobre o sentido de prática educativa; autores como Silva (2021), Almeida (2017, Mascarello (2006), para compreender a linguagem cinematográfica; e autores como Horta e Soares (2006), Souza, Mendes e Kapple (2004) para entender como se constitui o desenvolvimento emocional de crianças. Enquanto percurso metodológico, esta pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa documental dos filmes Divertidamente 1 e 2. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin 2004), no qual identificou-se que os filmes evidenciam elementos narrativos que se articulam com aspectos educativos, revelando valores, ensinamentos e estratégias formativas implícitas em seu conteúdo. Além disso, os filmes contribuem para o desenvolvimento da personalidade, favorecendo o equilíbrio emocional, bem como apresenta discursos para o fortalecimento da resiliência, da empatia, do controle da ansiedade e da reorganização das emoções. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Maria Julia Carvalho de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
dc.subject | Animações | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas de animações infantil e suas contribuições para o desenvolvimento emocional de crianças: uma análise dos filmes Divertida mente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Rayane Alfredo da Silva | TCC - Rayane Alfredo da Silva | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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